Estética

Entenda o que é a lipoaspiração e quais as técnicas deste procedimento são realizadas atualmente

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Cirurgiões plásticos explicam o funcionamento de métodos modernos de lipoaspiração

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico popular que visa remover o excesso de gordura localizada no corpo humano. Ao longo dos anos, essa técnica passou por significativas evoluções, resultando em abordagens mais seguras, eficazes e com menor tempo de recuperação para os pacientes. Em média, 594 cirurgias de lipoaspiração são feitas por dia no Brasil, indica a mais recente pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética. Foram registradas 173.420 ocorrências desse procedimento no país.

Entenda o que é a lipoaspiração e quais as técnicas deste procedimento são realizadas atualmente

A organização, que é a única a coletar esse tipo de dados em escala global, apontou que o Brasil é o segundo país em número de cirurgias plásticas corporais, com 13,4% do total de procedimentos realizados, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (17,8%).

Conversamos com os Cirurgiões plásticos Cristian Haesbaert e Raquel Camelo, que fizeram parte da primeira turma formada no Brasil em Renuvion, uma das mais recentes técnicas de suporte à lipoaspiração disponibilizadas no país. “ O equipamento foi desenvolvido em 2018 e em 2020 , foi autorizado pela Anvisa. Poucos cirurgiões utilizam ele no País. Com o Renuvion, é possível ter uma retração de 20 até 80% de pele e uma melhor aderência, o que é um grande avanço! Já que antigamente, o paciente se submetia a uma cirurgia de lipoaspiração e contávamos com a retração da pele do paciente o que em alguns casos até causava flacidez, hoje com tecnologias de retração de pele como o renuvion conseguimos diminuir a flacidez, além de aumentar a produção de colágeno.” Explica Dr. Cristian Haesbaert.

Segundo a Cirurgiã plástica Raquel Camelo o Renuvion é o equipamento recomendado para procedimentos médicos de retração de tecido em que a precisão e o controle da temperatura são essenciais para conclusão eficaz e a segurança do tratamento. Podemos tratar a flacidez em várias áreas do corpo , sem grandes incisões, como nos braços, abdome, dorso, dentre outras. Isso porque o jato de plasma emitido pelo aparelho, atua imediatamente e pós procedimento, na produção de colágeno, diminuindo a flacidez da pele.” complementa Dra. Raquel.

Ela traz um pós-operatório menos doloroso e mais suave para o paciente, além do retorno mais rápido às atividades do dia a dia, e também da própria segurança no momento da execução do procedimento. “O Renuvion é indicado para prevenção da flacidez de pele ou casos de flacidez de pele leve a moderado e também pode ser usado em casos de pessoas que já tiraram a gordura localizada em uma outra lipoaspiração, mas ainda sim teve sobra de um pouco de pele flácida.” Finalizam os especialistas.

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Importância de cuidar da saúde e evitar doenças

Especialista explica a importância de cuidar da saúde e evitar doenças e falta de qualidade de vida

Leia mais

Lipedema: No mês de conscientização a SBACV reforça o cuidado vascular da mulher

Condição que acomete 10% da população feminina acende alerta sobre importância da informação e consultas com especialistas adequados

Leia mais

Riscos da divulgação de “antes e depois” de procedimentos estéticos

Cirurgião plástico Josué Montedonio adverte sobre riscos da divulgação de "antes e depois" de procedimentos estéticos

Leia mais