Dermatologia

Rugas: 7 Motivos para se formarem

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Especialista em Rejuvenescimento da pele explica como as rugas são formadas.

A Biomédica Raquel Vitti, especialista em rejuvenescimento da pele e estética avançada integrativa de SP explica que as rugas são formadas pelos processos naturais de envelhecimento da pele, mas os ambientais, genéticos e os hábitos podem influenciar. “A pele é composta camadas: epiderme (camada externa) e a derme (camada mais profunda) que é onde se instalam as rugas que alteram as fibras de colágeno e elastina. Mas, nem todas as rugas são resultado do envelhecimento existem as rugas dinâmicas, que são formadas devido a movimentos musculares repetitivos ou pelo estilo de vida e cuidados com a pele, e por isso podem ser evitadas ou retardar o aparecimento delas”, diz a especialista que enumera os 7 motivos para as rugas aparecerem separando o evitáveis e o que não dá para controlar.

Não dá pra controlar

  1. Perda de colágeno e elastina: É um processo natural do envelhecimento, que o organismo passa a produzir menos colágeno e elastina, que são proteínas essenciais para a sustentação e elasticidade da pele. “Quando a pele começa a perder a capacidade de se manter firme e flexível, ela sofre como se fosse uma frouxidão nos tecidos, que fazem a ruga aparecer”.

 

  1. Redução na produção de ácido hialurônico: Apesar de ser mais conhecido como um dos tratamentos mais eficazes para aplicação que minimiza os sinais do tempo, o ácido hialurônico é uma substância naturalmente produzida no organismo e é a grande responsável por a manter a hidratação da pele, mas com o passar dos anos essa produção também diminui, assim a pele mais fina e menos hidratada faz as rugas surgirem.

 

  1. Genética: Algumas pessoas podem ser geneticamente mais propensas a desenvolver rugas precoces ou profundas apenas pela carga genética mais predisposta. “Por isso é importante ficar atento e tratar os sinais do tempo assim que as primeiras rugas começarem a aparecer”, alerta Raquel.

 

  1. Perda de gordura subcutânea: Os anos fazem com que a camada de gordura subcutânea que ajuda a preencher e suavizar a pele também seja diminuída e abra espaço para as rugas.

Rugas 7 Motivos para se formarem

Evitáveis

  1. Exposição ao sol: Os raios ultravioletas (UV) estão entre os principais fatores externos que danificam as fibras de colágeno e elastina na derme que pode resultar em rugas prematuras. ”Protetor solar é um dos mais simples e eficazes tratamentos de precaução”, diz.

 

  1. Expressões faciais repetidas: Cara de brava, sorrisos e testa franzida são algumas das expressões faciais que quando se tornam frequentes podem criar vincos e rugas difíceis de serem eliminadas. “Quem já possui vícios de expressão pode optar pela aplicação de toxina botulínica para minimizar os efeitos”, ensina a biomédica.
  2. Fatores Ambientais: A poluição, o tabagismo, consumo de álcool e alimentação desregrada também podem contribuir para a formação de rugas, já que aceleram o processo de envelhecimento da pele. “Esses cuidados podem ser tomados para evitar a formação das rugas antes da hora. São hábitos simples que todo mundo consegue adotar e a pele agradece”, finaliza Raquel.

 

Sobre Raquel Vitti

Biomédica com pós-graduação em estética avançada e mais de sete anos de experiência na área além de cursos concluídos no Berço da Estética na Coreia do Sul.

Com mais de 12 cursos concluídos no Brasil e no exterior, a Biomédica é participante frequente nas mais diversas especializações dentro e fora do país, sempre buscando inovações, renovações e tendências em tudo o que há de mais moderno na área de estética, saúde e beleza.

Veja também: Peles maduras necessitam de cuidados específicos? Dermatologista explica

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Enxaqueca oftálmica – Entende as causas, sintomas e tratamento

Entenda a importância de saber distinguir entre uma enxaqueca comum e uma enxaqueca derivada da visão.

Leia mais

Bariátrica estabiliza nível cognitivo, diz estudo

Estudo revela que a cirurgia bariátrica pode ajudar no longo prazo a estabilizar o nível cognitivo

Leia mais

5 Dicas para as empresas colaborarem com ambientes de trabalho mais saudáveis

Estudo mostra que 33% dos funcionários brasileiros têm algum tipo de transtorno mental

Leia mais