Celulite é o nome popular da lipodistrofia ginoide, que é o acúmulo de gordura embaixo da pele. Caracteriza-se pelo aspecto ondulado da pele, tipo “casca de laranja”, em algumas áreas do corpo e afeta cerca de 95% das mulheres após a puberdade.
O principal sintoma é o aparecimento de uma camada adiposa com furinhos nas coxas, nos quadris, nas nádegas e na barriga.
Os principais fatores que causam a celulite são: genética, biotipo, distribuição de gordura, peso, flacidez cutânea, sedentarismo, alterações circulatórias, problemas hormonais e alimentação desregulada.
A celulite pode ser dividida em quatro graus:
Grau 1: sem ondulações ou irregularidades. Ao comprimir a pele, surgem pequenas ondulações e “furinhos”.
Grau 2: ondulações e “furinhos” já são percebidos sem comprimir a pele.
Grau 3: nódulos claramente perceptíveis.
Grau 4: vários nódulos, celulite “dura”. Há inchaço, comprometimento da circulação de retorno, pele com aspecto acolchoado.
Porém, hoje já existem diversos tratamentos que podem reduzir esse quadro; aliados à uma alimentação balanceada e exercícios físicos.
Veja também: Como tratar Celulite: Entenda como combater a Indesejada “Casca de Laranja”
Os principais procedimentos realizados para combater essa gordurinha tão temida pelas mulheres são:
Ativos injetados para desinflamar e dissolver a celulite.
Bioestimuladores de colágeno, que estimulam a produção pelo próprio organismo, que vai trazer mais firmeza à pele, diminuindo a flacidez.
Enzimas injetadas diretamente no tecido gorduroso com o objetivo de diminuir os “furinhos” (desde o caso mais simples até o mais avançado) por meio da destruição de moléculas, que causam a celulite.
Ultrassom microfocado, que favorece a quebra das moléculas de gordura, através do aquecimento da pele na área, promovendo a microagulação dos tecidos e estimulando o colágeno da região.
A hidroxiapatita, também é muito popular e procurada para promover a harmonização do glúteo, que associada ao bioestimulador de colágeno, promovem uma harmonização no “bumbum”, preenchendo a região afetada pelos tão temidos “furinhos”.
Fonte: Dra. Marina Orlanda | Esteticista e graduanda em Biomedicina, vem se dedicando há anos nas mais diversas técnicas e aparelhos para tratar a celulite. | @clinicamarinaorlanda
Veja também
Transformação através da bariátrica: um caminho para saúde e qualidade de vida
Influenciadora destaca que a bariátrica é uma busca por saúde e qualidade de vida, não apenas uma questão estética
Especialista explica como a fisioterapia pélvica auxilia a incontinência urinária em homens e mulheres
Estima-se que a incontinência urinária atinja cerca de 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos
22 de Julho – Dia Mundial do Cérebro
4 dicas para fortalecer a saúde do seu cérebro