Imagine você fazer uma maquiagem deslumbrante no Carnaval e, ao longo da folia, perceber que a megaprodução está se dissolvendo? Claro que nenhuma mulher está livre disso, afinal, suor, chuva ou esguichadas de espuma na cara fazem parte da festa.
A boa notícia é que existem truques para sua maquiagem durar mais até o final da farra. Quem dá as dicas é a fundadora da Visatgé, Débora Latgé, consultora de Imagem com foco em Linguagem Corporal e Facial, e especialista em Visagismo e Coloração Pessoal pela Belas Artes e Madre School. Confira!
Os cuidados começam bem antes da produção: segundo Débora, a rotina do skincare garante uma pele mais saudável e maior durabilidade dos cosméticos aplicados, incluindo a maquiagem.
“Aposte em sabonetes, hidratantes e protetores solares próprios para o rosto. O ideal é se consultar com especialistas e seguir à risca a indicação dos produtos mais adequados para seu tipo de pele”, explica Débora Latgé.
Veja também: Tendências e dicas para cuidar da sua extensão de cílios no Carnaval
Capriche na preparação da pele: segundo a visagista, preparar a pele antes da maquiagem é um dos segredos para fixar sua produção. “Os primeiros passos são limpar, tonificar e hidratar o rosto. Ao usar o protetor solar, prefira o de bastão. Além de mais prático, ele também serve como base”.
Depois, aplique fixadores na pele ainda limpa. “Eles são protagonistas de uma make viçosa e blindada, especialmente na região dos olhos, onde a maquiagem costuma ser mais prejudicada”.
Débora indica o uso do primer, do sérum de hidratação ou da bruma facial. “Esta última, além de poder ser aplicada antes e depois da produção, deixa a pele mais suave e hidratada, possibilitando que a maquiagem seja absorvida de modo mais uniforme”.
Uma dica para quem tem pele oleosa: use produtos oil free. “A oleosidade é um dos maiores obstáculos para manter o look intacto”, pontua Débora Latgé.
Máscara de cílios, lápis ou delineador? Só à prova d’água: os olhos são uma das partes preferidas na hora de se maquiar, já que a região permite inúmeras possibilidades de produções. Em contrapartida, é a área mais difícil de manter a maquiagem ilesa.
“No Carnaval, não há outra saída. Rímel, lápis, sombra ou delineador precisam ser à prova d’água. Ainda assim, o ideal é usar produtos de qualidade para garantir que os olhos não borrem. Vale lembrar que o item deve ser à prova d’água, e não resistente à água”, alerta Débora.
Sele bem a maquiagem: outro segredo é a selagem, para aderir a make na pele. “Use o pó translúcido matte para selar a maquiagem, começando pela zona T (testa e nariz), parte que tende a ficar mais oleosa. Depois, passe debaixo dos olhos e na mandíbula. Espere cerca de um minuto para o pó absorver qualquer umidade da maquiagem. Na sequência, use um pincel limpo e grande, e passe suavemente pelo rosto para eliminar os resíduos”.
Reforce o glitter: segundo a consultora de imagem Débora, o glitter não gruda tanto na pele, principalmente se for só a purpurina. A dica é passar vaselina junto ao glitter. Caso não tenha, utilize primer ou corretivo, que também ajudam na fixação.
Finalize com a bruma facial: em forma de spray, a bruma é um produto que faz parte da rotina de skincare, proporcionando hidratação e tonificação à pele, além de obter efeitos calmantes e anti-inflamatórios.
“Por essas e outras, a bruma é importante aliada do ritual de maquiagem, sendo uma das melhores opções de fixadores para o Carnaval, já que mantém e revitaliza a make, mesmo após horas da aplicação, finaliza Débora Latgé.
Veja também: “Mas que calor!” Cuidados essenciais para cair na folia com saúde
Fonte: Débora Latgé | Consultora de Imagem com foco em Linguagem Corporal e Facial, e especialista em Visagismo e Coloração Pessoal pela Belas Artes e Madre School. | @deboravisatge
Veja também
Transformação através da bariátrica: um caminho para saúde e qualidade de vida
Influenciadora destaca que a bariátrica é uma busca por saúde e qualidade de vida, não apenas uma questão estética
Especialista explica como a fisioterapia pélvica auxilia a incontinência urinária em homens e mulheres
Estima-se que a incontinência urinária atinja cerca de 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos
22 de Julho – Dia Mundial do Cérebro
4 dicas para fortalecer a saúde do seu cérebro