Estética

5 dicas para aproveitar o verão sem deixar de cuidar do cabelo

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Cuidados com os fios precisam ser constantes, saiba como protege-los na época mais quente do ano

Segundo a tricologista Viviane Coutinho, os cuidados com os fios precisam ser constantes e, dessa maneira, eles estarão preparados para a agressão solar. Entretanto, alguns cuidados ajudam a protegê-los, ainda mais, dos raios ultravioletas. Confira!

 

Os dias ensolarados nos lembram que a época de maior calor está chegando e, diferente do que pensam, não são só a nossa pele ou o organismo que necessitam de cuidados. No verão, é importante estar ciente de que os cuidados com o sol precisam ser respeitados para garantir nosso bem-estar e saúde, inclusive aplicando-os aos cabelos, já que os fios sofrem intensa agressão neste período.

 

Pensando em garantir que as madeixas permaneçam lindas e fortes, conversamos com a tricologista Viviane Coutinho. Especialista no tema, ela é membro docente da Academia Brasileira de Tricologia, além de ser CEO do Instituto VIC, referência em saúde capilar.

5 dicas para cuidar do cabelo no verão

5 dicas para aproveitar o verão sem deixar de cuidar do cabelo

©progressman via Canva.com

  1. Antes da exposição, cuide do cabelo

 

Garanta que, mesmo antes da exposição solar, seus fios estejam saudáveis para enfrentar e suportar a agressão que ele irá sofrer no verão. A melhor maneira de fazer isso é nutrindo-o regularmente.

 

  1. Entenda se há necessidade de cuidados especiais

 

Quando falamos de fios quimicamente tratados ou tingidos, é importante entender que tipo de cuidados especiais eles necessitam. Sabendo disso, será possível redobrar os cuidados e garantir que eles não sofrerão grandes impactos mesmo durante a exposição ao sol.

 

  1. Siga o cronograma capilar

 

O cronograma capilar é uma agenda de cuidados que “cercará” seus cabelos de possíveis danos que ele pode sofrer, e não só no verão, já que as impurezas do dia a dia são bem agressivas ao fio. Entretanto, Viviane lembra que, em dias de sol, esses danos são ainda maiores devido à potência dos raios ultravioletas. Por isso, manter o cronograma em dia é uma maneira eficaz de garantir que a saúde capilar esteja em dia antes, durante e depois de um dia de praia ou piscina.

 

  1. Invista em ativos nutritivos

 

Ao longo do cronograma capilar, temos três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. A doutora Viviane reforça que todas elas são essenciais, mas que, na segunda fase, aquela em que vamos repor os nutrientes perdidos do fio, o segredo é apostar em ativos que podem ajudar bastante seu cabelo. Vale a pena investir em alguns deles, como argan, macadâmia, avelã e outras manteigas específicas para este uso.

 

  1. Proteção nunca é demais!

 

Por fim, a tricologista alerta que usar uma proteção adicional para reduzir os impactos que o sol causará nos fios é de extrema importância. “Chapéu, boné e guarda-sol são elementos insubstituíveis para aproveitar o sol e garantir não só a saúde do cabelo, mas do corpo todo. Lembrem de usar protetor solar para o cabelo. Já é possível encontrar este produto e eu aconselho que ele esteja dentro da nécessaire de todos os amantes do verão. Além disso, beber água regularmente faz grande diferença para os fios, que assim como nós, precisam de água”, conclui.

Veja também: Detox nos cabelos no pós praia e piscina

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Novembro Roxo: Brasil Registra Aproximadamente 300 Mil Nascimentos Prematuros Por Ano

Pediatra, Dra. Betina Costa, destaca a importância do acompanhamento médico e do apoio familiar para a recuperação e desenvolvimento saudável desses pequenos guerreiros.

Leia mais

Intimidade renovada: entenda os benefícios do rejuvenescimento íntimo feminino

Segundo a médica Vanessa Hildebrand, o aumento da procura por procedimentos estéticos na região íntima revela o desejo feminino por mais qualidade de vida.

Leia mais

Novembro Azul: Inca Estima 71 Mil Novos Casos De Câncer De Próstata Em 2024

Urologista, Dr. Octávio Campos, diz que chances de cura podem chegar a 90% com detecção precoce

Leia mais