Desenvolvido por volta de 1900 por Joseph Hubertus Pilates, o pilates tornou-se uma febre nacional e em diversas partes do mundo. A prática é buscada por aqueles que querem uma atividade que possa proporcionar bem-estar e mais qualidade de vida. Sem contraindicação, pode ser benéfico para todas as idades e níveis de condicionamento físico. “O método é como uma ponte entre o treino físico e terapêutico, podendo ser adaptado para as necessidades de cada pessoa. Alguns movimentos avançados e sequências podem exigir muita energia e habilidade, enquanto outros podem ser realizados por quase qualquer pessoa”, explica a fisioterapeuta da Clínica SO.U, Suelyn Gonçalves dos Santos.
A técnica caminha junto da fisioterapia, assim, é comum que seja orientada por profissionais da área. Segundo Suelyn, as práticas juntas ajudam muito no processo de reabilitação, de fortalecimento, tônus dos músculos, consciência corporal e alongamento.
Apesar de ser considerado por alguns apenas uma prática esportiva ou uma forma de obter uma melhor forma física, o pilates auxilia no tratamento de alguns males, como fibriomialgia, bursite, tendinite, reumatismo, artrite e artrose.
A fisioterapeuta ainda lista, entre seus vários benefícios:
• Ajuda na conscientização corporal.
• Melhora significativa da postura
• Melhora da concentração
• Respiração
• Melhora o alongamento
• Tonificação muscular
• Força abdominal (core)
• Bem-estar
Assim como outras práticas, é preciso ter constância no treinamento. “O recomendado para atingir um melhor resultado é que seja feito 2 vezes por semana. Porém, a frequência vai depender muito do aluno e da sua condição física”, explica.
Uma atividade para todos os gostos, o Pilates desenvolveu uma variedade de técnicas diferentes. Suelyn lista algumas:
• Mat Pilates, que é o no solo de academia,
• Pilates Clássico, que é feito com os quatro aparelhos originais Barrel, Reformer, Cadilac e Chair)
• Contemporâneo, que é basicamente o clássico com acessórios
• Neo Pilates, que é bem parecido com aulas de circo, usando acessórios como columpio e lira
* Suelyn Gonçalves dos Santos é co-coordenadora da Clínica SOU Fisioterapia. É fisioterapeuta formada pela Universidade Anhembi Morumbi. É capacitada para Pilates Funcional pelo Instituto Brasileiro de Pilates Funcional – IBRAPIF e Especialista em Fisioterapia Ortopédica e Esportiva pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo .
Veja também
Novembro Roxo: Brasil Registra Aproximadamente 300 Mil Nascimentos Prematuros Por Ano
Pediatra, Dra. Betina Costa, destaca a importância do acompanhamento médico e do apoio familiar para a recuperação e desenvolvimento saudável desses pequenos guerreiros.
Intimidade renovada: entenda os benefícios do rejuvenescimento íntimo feminino
Segundo a médica Vanessa Hildebrand, o aumento da procura por procedimentos estéticos na região íntima revela o desejo feminino por mais qualidade de vida.
Novembro Azul: Inca Estima 71 Mil Novos Casos De Câncer De Próstata Em 2024
Urologista, Dr. Octávio Campos, diz que chances de cura podem chegar a 90% com detecção precoce