Movimento

Conheça os principais benefícios da prática regular de yoga

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Chegou o momento de tirar todas essas dúvidas e se aprofundar no tema

O yoga é uma prática que trabalha corpo e mente de maneira interligada. Assim, o foco é muito maior do que apenas praticar um exercício físico, englobando também o propósito por trás daquela prática.

Nos últimos anos o yoga acabou se popularizando, sendo possível até mesmo encontrar vídeos na internet para realizar a prática sem nem precisar sair de casa. Contudo, poucas pessoas realmente sabem o que a prática do yoga envolve, quais pilares guiam a prática e os benefícios dela para o corpo.

 

O que é o yoga?

O yoga é uma prática milenar indiana. O termo vem da palavra yuj, que significa união ou conectar. Ou seja, o yoga é a busca pela união entre corpo, mente e espírito.

Existem muitas formas e estilos de praticar o yoga, a prática normalmente envolve posturas físicas, técnicas de respiração, meditação e relaxamento.

O objetivo do yoga é promover equilíbrio, flexibilidade, força e consciência corporal. Somado a tudo isso, ele também ajuda a desenvolver concentração, clareza mental e conexão com o eu interior.

Importante destacar que o yoga não é apenas uma atividade física, mas uma filosofia de vida. Como uma filosofia, o yoga estimula o autocuidado, a autorreflexão, a compaixão e a busca pelo autoconhecimento.

Conheça os principais benefícios da prática regular de yoga

Por que praticar yoga?

Quando praticado regularmente, o yoga ajuda a manter o corpo mais saudável. Praticando yoga é possível diminuir as dores no corpo, evitar doenças relacionadas ao desequilíbrio corporal, ter mais clareza mental e muito mais.

Ou seja, o yoga oferece técnicas para reduzir o estresse, melhorar a saúde emocional e promover um estilo de vida saudável e consciente.

Quais os principais benefícios da prática regular de yoga?

Até aqui já foi possível perceber alguns dos benefícios que a prática regular de yoga traz para a saúde. Agora, vamos conhecer mais detalhadamente os principais benefícios que os praticantes podem aproveitar:

Aumenta a flexibilidade e força muscular

As posturas de yoga trabalham de forma abrangente os músculos do corpo, promovendo o alongamento, fortalecimento e tonificação. Com o tempo, isso leva a um aumento da flexibilidade geral e a um corpo mais forte e equilibrado.

Essa flexibilidade e fortalecimento acontece no corpo todo. Isso é possível porque existem posturas que trabalham diretamente com os membros superiores, outras com os membros inferiores e até mesmo aquelas que trabalham com o abdômen.

 

Melhora da saúde mental e emocional

O yoga é uma prática que estimula bastante a desaceleração. Durante o treino, o praticante é convidado a focar mais na sua respiração e se concentrar nos exercícios propostos. Ao desacelerar o ritmo é possível treinar a mente para focar no tempo presente.

Essa questão está muito ligada à meditação mindfulness, que ajuda o yoga a aumentar a clareza mental, concentração e olhar para a vida de forma mais positiva. Com esse conjunto de práticas, o yoga pode melhorar a saúde mental, reduzindo sintomas de depressão e ansiedade.

 

Melhora a qualidade do sono

Com as técnicas de relaxamento e respiração, o yoga também pode melhorar a qualidade do sono. Afinal, a prática regular de yoga promove um estado de calma e relaxamento, facilitando o sono profundo e reparador necessário para recarregar as energias.

 

Melhora a respiração

A grande chave do yoga está na respiração. As posturas do yoga levam o praticante a ter consciência sobre sua respiração, fazendo com que ela seja profunda e lenta. Dessa forma, os pulmões têm um melhor desempenho ao elevar o volume de oxigênio aspirado na respiração.

 

Alivia dores corporais

Outro grande benefício de praticar regularmente o yoga é o alívio das dores corporais. Isso acontece porque as técnicas aplicadas no yoga ajudam o praticante a ter maior consciência corporal. Com isso, ele vai aprender a ter uma postura melhor, sentar da maneira correta e perceber sinais de tensão.

Ao melhorar esses pontos, o yoga pode aliviar as dores corporais e trazer mais qualidade de vida. Além disso, os exercícios de alongamento e postura dão mais flexibilidade aos músculos, diminuindo os impactos de dores causadas por fibromialgia, hérnias de disco, dentre outras.

 

Melhora a saúde cardiovascular

Alguns estilos mais dinâmicos de yoga, como o Vinyasa ou o Ashtanga, oferecem benefícios cardiovasculares, ajudando a melhorar a resistência cardiovascular, a circulação sanguínea e a saúde do coração.

Autoconhecimento e crescimento pessoal

O yoga é uma prática que incentiva a autorreflexão, o autocuidado e a exploração interna. Através da prática regular, as pessoas podem desenvolver um maior entendimento de si mesmas, identificar padrões de pensamento e comportamento, e cultivar um maior senso de propósito e significado na vida.

 

Como começar a praticar yoga?

Agora que você conhece os principais benefícios da prática regular de yoga, chegou o momento de incorporar a atividade na sua rotina.

O primeiro passo para começar a praticar yoga é contar com o direcionamento de um profissional capacitado para guiar as suas práticas. É importante ter o acompanhamento para realizar corretamente todas as posturas, evitando qualquer tipo de lesão por má execução.

Entenda também quais objetivos você deseja alcançar praticando yoga. Assim você pode definir suas metas e atender os estilos de práticas com mais sentido para você.

Não esqueça que os benefícios da prática do yoga vai variar de pessoa para pessoa, inclusive pela própria dedicação que cada uma delas terá ao treino. Encontre suas próprias motivações para iniciar a prática.

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

40 anos? Entenda a importância da musculação para transformar o corpo

Especialista explica como a prática de exercícios físicos é importante para a mulher 40+

Leia mais

Reaplicar protetor solar sem estragar a maquiagem: dicas essenciais para manter proteção

Entenda como manter a maquiagem sem abrir mão da proteção

Leia mais

Poros dilatados: Quais são as causas e como reduzi-los?

Especialista em beleza e saúde da pele esclarece as principais dúvidas sobre poros abertos

Leia mais