Movimento

Adeus, má postura

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar | 3 minutos de leitura

Exercícios para realinhar a coluna

Exercícios para realinhar a coluna

A ausência de alinhamento na coluna pode piorar caso não tratada apropriadamente. A boa notícia é que, se diagnosticada em seus estágios iniciais, na maioria dos casos ela pode ser corrigida por meio de tratamento conservador, e com exercícios fáceis, que podem ser realizados em casa.

O desalinhamento da coluna é um processo de longo prazo, corrigi-lo significa, mesmo que por meio de exercícios, tratamentos igualmente de longo prazo. Desde que avaliados conjuntamente com o médico e o fisioterapeuta antes de serem colocados em prática, os exercícios são realmente eficazes.

A coluna pode ser treinada para reencontrar o alinhamento. Alguns exercícios ajudam a posicionar os ombros e a coluna à posição correta e aliviar a sobrecarga causada pela má postura. Eles devem ser praticados de 20 a 30 minutos por dia, ou pelo menos três vezes por semana.

Movimente-se!

Exercício 1:

Em pé, junte as mãos atrás do corpo, como se estivesse dando um aperto de mãos em si mesmo. Em seguida e suavemente puxe os ombros para trás sem mover o pescoço até sentir a expansão dos músculos do peito. Esse exercício deve ser realizado por 30 segundos e repetido 5 vezes.

Adeus, má postura

Exercício 2:

Para alongar ombros e o peitoral e manter a postura firme. Em pé, em frente a uma porta, estique os braços acima da cabeça o máximo que puder e tente alcançar o batente superior da porta, com as pontas dos dedos das mãos. Esse exercício deve ser realizado por 30 segundos e repetido por 5 vezes.

Exercício 3:

Sentado, tente unir as escápulas – os ossos das costas que ficam atrás dos ombros –, como se estivesse tentando segurar uma bola de tênis entre elas e mova os ombros para baixo. Esse exercício pode ser feito por 10 segundos e repetido 10 vezes diariamente.

Exercício 4:

Alongamentos ajudam bastante. O ideal é fazê-los pela manhã, depois de acordar, ou à noite, antes de dormir. Deitado, mantenha as costas na cama e os pés no chão, em seguida, traga os joelhos na direção do peito com as mãos. Faça esse alongamento durante 10 minutos.

Nessa posição, as costas e o ombro são alongados ao mesmo tempo. O ideal é fazê-lo pela manhã, ao acordar, ou à noite, antes de dormir. Deitado, mantenha as costas na cama e os pés no chão e abra os braços, com as palmas das mãos para cima. Em seguida, flexione os joelhos para cima. Faça esse alongamento durante 10 minutos.

 

Exercício 5:

Pequenas caminhadas rápidas durante o dia – no intervalo para o almoço no trabalho, ao chegar em casa à noite – ajudam no combate ao desalinhamento de coluna. Ande no ritmo possível, para manter uma boa postura.

Exercício 6:

Bolas de estabilidade ajudam a realinhar a postura no dia a dia: Sente na bola e apoie os pés no chão com firmeza e faça movimentos dos membros superiores, para a frente e para trás, mantendo a coluna ereta. Faça esse exercício por 10 minutos.

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Enxaqueca oftálmica – Entende as causas, sintomas e tratamento

Entenda a importância de saber distinguir entre uma enxaqueca comum e uma enxaqueca derivada da visão.

Leia mais

Bariátrica estabiliza nível cognitivo, diz estudo

Estudo revela que a cirurgia bariátrica pode ajudar no longo prazo a estabilizar o nível cognitivo

Leia mais

5 Dicas para as empresas colaborarem com ambientes de trabalho mais saudáveis

Estudo mostra que 33% dos funcionários brasileiros têm algum tipo de transtorno mental

Leia mais