Exercícios para realinhar a coluna
A ausência de alinhamento na coluna pode piorar caso não tratada apropriadamente. A boa notícia é que, se diagnosticada em seus estágios iniciais, na maioria dos casos ela pode ser corrigida por meio de tratamento conservador, e com exercícios fáceis, que podem ser realizados em casa.
O desalinhamento da coluna é um processo de longo prazo, corrigi-lo significa, mesmo que por meio de exercícios, tratamentos igualmente de longo prazo. Desde que avaliados conjuntamente com o médico e o fisioterapeuta antes de serem colocados em prática, os exercícios são realmente eficazes.
A coluna pode ser treinada para reencontrar o alinhamento. Alguns exercícios ajudam a posicionar os ombros e a coluna à posição correta e aliviar a sobrecarga causada pela má postura. Eles devem ser praticados de 20 a 30 minutos por dia, ou pelo menos três vezes por semana.
Movimente-se!
Exercício 1:
Em pé, junte as mãos atrás do corpo, como se estivesse dando um aperto de mãos em si mesmo. Em seguida e suavemente puxe os ombros para trás sem mover o pescoço até sentir a expansão dos músculos do peito. Esse exercício deve ser realizado por 30 segundos e repetido 5 vezes.
Exercício 2:
Para alongar ombros e o peitoral e manter a postura firme. Em pé, em frente a uma porta, estique os braços acima da cabeça o máximo que puder e tente alcançar o batente superior da porta, com as pontas dos dedos das mãos. Esse exercício deve ser realizado por 30 segundos e repetido por 5 vezes.
Exercício 3:
Sentado, tente unir as escápulas – os ossos das costas que ficam atrás dos ombros –, como se estivesse tentando segurar uma bola de tênis entre elas e mova os ombros para baixo. Esse exercício pode ser feito por 10 segundos e repetido 10 vezes diariamente.
Exercício 4:
Alongamentos ajudam bastante. O ideal é fazê-los pela manhã, depois de acordar, ou à noite, antes de dormir. Deitado, mantenha as costas na cama e os pés no chão, em seguida, traga os joelhos na direção do peito com as mãos. Faça esse alongamento durante 10 minutos.
Nessa posição, as costas e o ombro são alongados ao mesmo tempo. O ideal é fazê-lo pela manhã, ao acordar, ou à noite, antes de dormir. Deitado, mantenha as costas na cama e os pés no chão e abra os braços, com as palmas das mãos para cima. Em seguida, flexione os joelhos para cima. Faça esse alongamento durante 10 minutos.
Exercício 5:
Pequenas caminhadas rápidas durante o dia – no intervalo para o almoço no trabalho, ao chegar em casa à noite – ajudam no combate ao desalinhamento de coluna. Ande no ritmo possível, para manter uma boa postura.
Exercício 6:
Bolas de estabilidade ajudam a realinhar a postura no dia a dia: Sente na bola e apoie os pés no chão com firmeza e faça movimentos dos membros superiores, para a frente e para trás, mantendo a coluna ereta. Faça esse exercício por 10 minutos.
Veja também
Novembro Roxo: Brasil Registra Aproximadamente 300 Mil Nascimentos Prematuros Por Ano
Pediatra, Dra. Betina Costa, destaca a importância do acompanhamento médico e do apoio familiar para a recuperação e desenvolvimento saudável desses pequenos guerreiros.
Intimidade renovada: entenda os benefícios do rejuvenescimento íntimo feminino
Segundo a médica Vanessa Hildebrand, o aumento da procura por procedimentos estéticos na região íntima revela o desejo feminino por mais qualidade de vida.
Novembro Azul: Inca Estima 71 Mil Novos Casos De Câncer De Próstata Em 2024
Urologista, Dr. Octávio Campos, diz que chances de cura podem chegar a 90% com detecção precoce