A cirurgia de prótese de joelho ou artroplastia total do joelho tem se tornado cada vez mais uma solução para as pessoas que precisam de um “novo joelho”, pois ela corrige qualquer grau significativo de destruição articular, deformação e perda de mobilidade do joelho. É uma cirurgia minimamente invasiva, que faz a reposição biomecânica e devolve o movimento e a qualidade de vida para as pessoas.
A boa notícia é que com novas tecnologias em próteses de joelho mais leves e mais resistentes, os pacientes que precisam colocar esse tipo de implante podem voltar às práticas esportivas. Pesquisa publicada pela Revista Brasileira de Medicina do Esporte concluiu que não só é possível, como recomendável que pacientes com cirurgia de prótese de joelho bem-sucedidas e período pós-operatório saudável voltem às atividades físicas, com benefícios para a autoestima e para a qualidade de vida.
Apesar deste estudo apontar favoravelmente à atividade física no pós-operatório da prótese total de joelho, o retorno ao esporte deve ser definido conjuntamente pelo cirurgião de joelho e acompanhado por fisioterapeutas e educadores físicos.
Veja os exercícios físicos recomendados:
Caminhada
Ela é, sem dúvida, o exercício mais recomendado não só pela manutenção da força muscular, mas também pelos benefícios ao sistema cardiovascular.
Natação
Além dos benefícios cardiovasculares, a água também ativa a circulação, ajudando a reduzir o edema dos membros inferiores.
Golfe
Ajuda a melhorar a função muscular por trabalhar vários grupos ao mesmo tempo.
Yoga
Além de trabalhar grupos musculares, a isometria ajuda a melhorar a flexibilidade muscular.
Tênis em dupla
Por solicitar menos movimentos, é um bom método de exercício sem estresse.
Musculação
Sempre orientada tanto pelo cirurgião como pelo fisioterapeuta para que seja respeitado o arco de movimento da prótese e para que não haja sobrecarga. De preferência, o aquecimento deve ser feito em bicicleta ergométrica.
Veja também
Transformação através da bariátrica: um caminho para saúde e qualidade de vida
Influenciadora destaca que a bariátrica é uma busca por saúde e qualidade de vida, não apenas uma questão estética
Especialista explica como a fisioterapia pélvica auxilia a incontinência urinária em homens e mulheres
Estima-se que a incontinência urinária atinja cerca de 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos
22 de Julho – Dia Mundial do Cérebro
4 dicas para fortalecer a saúde do seu cérebro