Esporte e Atividades Físicas

Entenda a importância do equilíbrio entre atividade física e descanso

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Diferente do que muitos podem pensar, treinar em excesso não vai acelerar os resultados, entenda a importância do equilíbrio entre atividade física e descanso.

Entender a importância do equilíbrio entre atividade física e descanso  é algo que muitos atletar amadores e profissionais precisam. Ter uma rotina regular de exercícios físicos é um dos principais passos para quem está buscando melhorar a saúde e a qualidade de vida. Mas isso não significa treinar até o corpo não aguentar mais. Ou seja, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Diferente do que muitos podem pensar, treinar em excesso não vai acelerar os resultados. Pelo contrário, sem o tempo necessário para descansar o corpo possivelmente o único resultado alcançado sejam as lesões.

 

Por que o descanso é importante nas atividades físicas?

Ter dias e momentos definidos para descansar após a realização de atividades físicas é fundamental para que nosso corpo tenha um bom desempenho e aproveite os benefícios trazidos pelos exercícios.

Para entender melhor, é preciso saber como o organismo funciona. Você concorda que durante a prática de atividades físicas nosso corpo precisa de energia, não é? Então, essa energia provém dos carboidratos que nossos músculos armazenam em formato de glicogênio — que são moléculas.

Durante os treinos esse glicogênio é decomposto e assim conseguimos a energia necessária para correr na esteira, fazer exercícios para membros inferiores ou para os superiores, dentre outros.

Mas como toda fonte de energia, se ela não for recarregada a “bateria” morre. É justamente durante os momentos de descanso que nosso corpo repõe essas reservas para que nos próximo treino tenhamos energia para gastar.

Outro fator importante a ser destacado são as rupturas. Quando praticamos exercícios físicos pequenas rupturas são criadas no tecido muscular. Já durante o repouso as células — conhecidas como fibroblastos — fazem a recuperação dessas rupturas.

Esse processo entre a criação da ruptura e a recuperação é responsável pelo crescimento dos músculos. Ou seja, sem o descanso os músculos não se desenvolvem como deveriam.

Entenda a importância do equilíbrio entre atividade física e descanso

Até aqui já deu para perceber a importância do equilíbrio entre atividade física e descanso, não é? Para ficar ainda mais simples de assimilar, separamos mais algumas razões que comprovam a importância do repouso para quem pratica exercícios. Confira:

 

Prevenir lesões

Quando não permitimos que nosso corpo tenha momentos de descanso acabamos sobrecarregando os músculos. Em uma matemática bem básica, quanto mais forçarmos os músculos sem permitir que eles tenham momento para se recuperar, maiores são as chances de causarmos lesões.

Além disso, a fadiga excessiva também prejudica o desempenho durante o treino. Se você chega para realizar os exercícios sem sequer ter se recuperado do dia anterior, grandes são as chances de você não executar as séries corretamente e acabar se lesionando.

Veja também: Água e as atividades físicas

Equilíbrio hormonal

O corpo humano tem um funcionamento único. Isso significa que nada acontece por acaso e com o descanso não é diferente.

Outro fator que comprova isso é a importância do repouso para o equilíbrio hormonal. Durante o sono e as pausas, ocorrem processos de regulação hormonal essenciais para a saúde e o desempenho geral.

 

Melhora o desempenho

Ligado ao tópico anterior, os momentos de repouso são responsáveis por melhorar o desempenho nos treinos. Quando treinamos acima do limite aumentamos a probabilidade do nosso corpo ter menor resistência, tempo de reação mais lento e pouca agilidade.

Ou seja, quando descansamos permitimos que nosso corpo se recupere mais rapidamente e esteja pronto para realizar os exercícios quando for exigido novamente.

 

Manutenção da saúde mental

O descanso adequado também é crucial para a saúde mental. O exercício constante e o estresse físico podem levar ao esgotamento mental. Com o descanso temos a oportunidade para relaxar e recuperar a clareza mental.

Além disso, também evitamos os desgastes causados pelo overtraining — quando o corpo é submetido a um estresse excessivo devido a um volume ou intensidade de treinamento muito elevados. Quando chegamos nesse estado podemos ter sérias consequências físicas e psicológicas.

 

Como saber que meu corpo precisa de descanso da atividade física?

Um cuidado que precisamos ter quando falamos do equilíbrio entre atividade física e descanso é não utilizar isso como desculpa para não se dedicar aos treinos. Assim como não adianta treinar 7 dias por semana, também não adianta descansar 5 dias e treinar dois.

Não é à toa que chamamos de equilíbrio, não é?  Por isso, siga sempre os planejamentos de treinos montados por um profissional — esse cronograma já deve incluir os períodos de descanso.

Mas, dependendo do seu caso, talvez existam momentos em que você vai precisar descansar um pouco mais. Então, aprenda a ouvir o seu corpo.

Alguns sinais que seu corpo pode apresentar, são:

  • Dores musculares intensas e permanente;
  • Irritação e mudança de humor;
  • Dificuldade para dormir;
  • Frequência cardíaca elevada mesmo quando está em repouso;
  • Falta de apetite;
  • Sensação de faltar fôlego mesmo em atividades comuns.

Veja também: Descanso pós treino

Se você está apresentando qualquer um desses sintomas, ligue o alerta vermelho e desacelere!

Isso pode incluir dias de descanso ativo — onde você pratica atividades leves, como caminhadas ou ioga — ou dias de descanso total, permitindo que o corpo se recupere sem fazer exercícios vigorosos. Mais importante: descanso não significa ser sedentário.

A chave é encontrar o equilíbrio entre o treinamento adequado, a recuperação e o sono para otimizar os resultados e preservar a saúde geral.  Afinal, como vimos até aqui, o repouso é fundamental para alcançar resultados consistentes e sustentáveis.

Lembre-se sempre de contar com a ajuda de profissionais da saúde ou educadores físicos que possam analisar sua situação de maneira mais detalhada e indicar os direcionamentos mais eficazes.

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Enxaqueca oftálmica – Entende as causas, sintomas e tratamento

Entenda a importância de saber distinguir entre uma enxaqueca comum e uma enxaqueca derivada da visão.

Leia mais

Bariátrica estabiliza nível cognitivo, diz estudo

Estudo revela que a cirurgia bariátrica pode ajudar no longo prazo a estabilizar o nível cognitivo

Leia mais

5 Dicas para as empresas colaborarem com ambientes de trabalho mais saudáveis

Estudo mostra que 33% dos funcionários brasileiros têm algum tipo de transtorno mental

Leia mais