Entre correr e malhar, fique com os dois. Muitos especialistas em saúde recomendam uma combinação de exercícios aeróbicos, como corrida, e anaeróbicos, como musculação. O exercício com pesos ajuda a proteger o corpo de lesões ao fortalecer músculos em torno de regiões importantes como joelhos.
Por isso, a combinação das duas práticas, quando bem feita, potencializa os ganhos. O exercício aeróbico regular pode reduzir o risco de diabetes, doenças cardíacas e derrame. E fortalece o músculo do coração, o mais importante do corpo. Também pode ajudar na perda e controle de peso.
O treinamento de força anaeróbico, por sua vez, além de elevar a força geral do organismo, tonifica músculos e aumenta a densidade óssea. Também fortalece os principais grupos musculares, incluindo pernas, quadris, costas, abdômen, tórax, ombros e braços. E ainda pode contribuir para a perda de peso, já que uma pessoa queima mais calorias nas atividades diárias quando tem mais massa muscular.
Ganhos
Com mais resistência, evita-se estiramentos e o risco de rupturas musculares mais graves. Os especialistas também dizem que a musculação pode ajudar um corredor a reduzir dores lombares e nas pernas. A musculação também trabalha a coordenação motora, a flexibilidade e a postura do atleta, além de conferir mais agilidade e potência ao praticante.
Para ser mais saudável, o ideal então é adotar exercícios aeróbicos para melhorar o nível geral de condicionamento e resistência, ao melhorar o desempenho dos sistemas circulatório, respiratório e cardíaco. Use exercícios de treinamento de força para fortalecer partes específicas e importantes do corpo.
Tempo de treino
Uma dúvida que geralmente um praticante de exercícios tem diz respeito ao tempo ideal do treino. Nos Estados Unidos, o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda fazer o equivalente a 30 minutos de exercícios aeróbicos de intensidade moderada por dia, cinco dias por semana. Ou 25 minutos de exercícios aeróbicos vigorosos, três dias por semana.
Em relação à musculação, a indicação é para que seja feita pelo menos duas vezes por semana. Uma única série de 12 repetições para cada grupo de músculos pode ser suficiente para manter a força. Se o objetivo é aumentar a massa muscular, aumentar o número de séries é uma possibilidade.
É sempre importante lembrar que os exercícios devem ser praticados sob orientação de um treinador ou especialista, para evitar que posturas incorretas possam causar lesões. E sempre se deve dar tempo ao corpo para se recuperar dos treinos, descansando um ou dois dias entre as sessões de levantamento de peso.
Há quem recomende treinar corrida e membros superiores no mesmo dia e em outro dia treinar musculação para pernas e evitar a corrida. Dessa forma, a qualidade da atividade física escolhida seria mantida. Mas isso precisa ser discutido com o treinador antes de adotar essa prática.
Complementares
Tanto os exercícios aeróbicos quanto os anaeróbicos têm seus benefícios, como se vê. Incluir atividades aeróbicas e de treinamento de força em uma rotina regular de exercícios é uma maneira de aproveitar o melhor de cada um – e quem ganha é o praticante, ao melhorar o desempenho geral do corpo, enquanto fortalece grupos musculares importantes e aumenta a densidade óssea.
É por isso que, atualmente, muitos médicos recomendam a prática conjunta desses tipos de exercícios.Eles podem, assim, reduzir riscos de doenças cardíacas e circulatórias, e ao mesmo tempo promover mais força muscular e fortalecimento dos ossos.
No geral, incluir uma variedade de atividades aeróbicas e de treinamento de força em uma rotina de exercícios físicos, pode ajudar a atingir o condicionamento físico mais rapidamente.
Veja também
Transformação através da bariátrica: um caminho para saúde e qualidade de vida
Influenciadora destaca que a bariátrica é uma busca por saúde e qualidade de vida, não apenas uma questão estética
Especialista explica como a fisioterapia pélvica auxilia a incontinência urinária em homens e mulheres
Estima-se que a incontinência urinária atinja cerca de 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos
22 de Julho – Dia Mundial do Cérebro
4 dicas para fortalecer a saúde do seu cérebro