Esporte e Atividades Físicas

Conheça as principais tendências fitness que estão em alta

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Conheça as principais tendências fitness em alta e como incorporá-las à sua rotina.

A busca por manter um estilo de vida mais saudável cresce nos últimos anos. Por esse motivo, cada vez mais pessoas têm procurado diferentes tipos de exercícios físicos para manter o corpo em movimento e cuidar da saúde.

Encontrar uma atividade agradável é fundamental para manter a regularidade e constância necessárias. Além dos exercícios em si, existem diversos mecanismos que têm ajudado nesse processo, como os treinos online e monitoramento de desempenho por relógios inteligentes.

 

Tendências Fitness do momento

1.     Treinamento com peso corporal

Os treinos com uso de peso corporal são aqueles que dispensam o uso de aparelhos para realização dos exercícios. O objetivo é colocar em prática técnicas tendo apenas o peso do próprio corpo para alcançar resultados.

Entre as vantagens de adotar os treinos com peso corporal, destaca-se a possibilidade de realizar os exercícios até mesmo em espaços pequenos. Ou seja, é bem mais fácil de incorporar os treinamentos na rotina, não sendo necessário sair de casa para realizá-los.

Além disso, eles estimulam os treinamentos funcionais, ótimos para fortalecer e definir os músculos. Para quem deseja perder calorias também o treinamento com peso corporal também é uma ótima opção.

Conheça as principais tendências fitness que estão em alta

 

2.     Atividades ao ar livre

Outra tendência fitness em alta são as atividades ao ar livre. Longe dos ambientes fechados e exercícios que podem acabar se tornando tediosos, as atividades ao ar livre são uma forma de trazer mais dinamismo às rotinas de exercício físico.

Entre as opções para atividades ao ar livre temos caminhada, corrida ou exercícios em grupo. Um ponto adicional que destaca as atividades ao ar livre de outros exercícios é a possibilidade de se conectar também com a natureza, já que você pode praticar as atividades em praças, ruas, dentre outros.

 

3.     Treinamento Intervalado de Alta Intensidade

O treinamento intervalado de alta intensidade, famoso HIIT, também está entre os principais tipos de exercícios físicos escolhidos atualmente. Esses programas de exercício envolvem sessões repetidas de exercícios de alta intensidade.

Mas não são apenas exercícios intensos. Para ser considerado HIIT é preciso intercalar os exercícios intensos com períodos de descanso. Por exemplo, se você optar por correr na esteira, misture momentos de corrida intensa com a caminhada.

O HIIT é uma ótima alternativa para quem deseja perder peso, melhorar o condicionamento físico e ganhar resistência cardiovascular.

Veja também: HIIT: Você sabe o que é?

 

4.     Treinamento funcional

Os treinamento funcionais são aqueles que utilizam movimentos que imitam as atividades da vida diária, como levantar objetos, agachar-se e girar.

Esses treinamentos têm o objetivo de melhorar a força, a estabilidade e a mobilidade em todos os planos de movimento.

 

5.     Yoga

Nos últimos tempos, o yoga também é uma prática que está em evidência, adotando posturas físicas, técnicas de respiração e meditação. Além de um exercício físico, o yoga é uma filosofia de vida que busca promover o equilíbrio e a harmonia entre o corpo e a mente.

Em uma sociedade cada vez mais veloz e rotinas corridas, a prática de yoga é uma excelente escolha para trazer alívio durante o dia, possibilitar momentos de descanso e contribuir com o bem-estar.

 

6.     Treinamentos fitness para idosos

A prática constante de exercícios físicos é fundamental para todas as pessoas, inclusive para os idosos. Nessa faixa etária é comum aumentar o nível de sedentarismo, mas deveria ser o contrário.

Os exercícios para a terceira idade são fundamentais para evitar problemas de saúde e promover mais qualidade de vida. Por isso, os treinamentos fitness para idosos trabalham com o objetivo de mantê-los fisicamente ativos e saudáveis.

 

7.     Artes marciais

As artes marciais, como muay thai, jiu-jitsu e krav-maga, também tem se tornando muito buscadas nos últimos tempos. Além de manterem o corpo ativo, também utilizam eficazes metodologias de autodefesa.

Esse ponto contribui bastante para que mulheres procurem incorporar alguma arte marcial na rotina. Esses treinamentos também possibilitam a melhora do condicionamento físico e fortalecimento muscular.

 

8.     Atividades em grupo

Você já parou para pensar no maior incentivo para manter a rotina de exercícios em dia? Claro que motivação é individual, mas para muitas pessoas ter alguém para compartilhar esses momentos de treino ajuda muito.

Por isso, as atividades em grupo são excelentes caminhos para manter a prática de exercícios constantes. Feitas ao lado de várias pessoas, elas trazem mais dinâmica e diversão para os momentos de treino.

Entre as atividades que se destacam para serem feitas em grupo estão aulas de dança, grupos de corrida, ciclismo, dentre outras.

9.     Treinamento online

Com o avanço da tecnologia, treinar em casa usando aplicativos, vídeos de treinamento online e plataformas de streaming tornou-se uma opção popular.

Isso permite que as pessoas tenham acesso a uma variedade de treinamentos e a flexibilidade de treinar em seus próprios horários.

Contudo, é importante ter atenção para executar corretamente os exercícios, evitando lesões ou problemas mais sérios de saúde. Entender os limites do corpo também é essencial nesse processo.

Seja qual for o formato de atividade física escolhida, é importante realizar acompanhamentos e exames médicos para verificar a saúde do corpo. Em casa de limitações, escolha exercícios que mais se encaixam para sua realidade. É importante começar a prática de exercícios de forma gradual e aumentar a intensidade com o passar do tempo.

Por último, conte também com o apoio de profissionais para acompanhar a realização dos seus exercícios físicos. Além de montarem planos de treinamentos personalizados, eles também vão garantir a prática correta dos exercícios.

Veja também: 7 Exercícios para definir o abdômen – Barriga Chapada

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