Esporte e Atividades Físicas

Benefícios de praticar exercícios físicos para a saúde

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Entenda porque se exercitar é benéfico para todos!

Com rotinas cada vez mais apertadas e o tempo escasso, é comum as pessoas deixarem a prática de exercícios físicos de lado. A dificuldade de realizá-los de forma recorrente contribui para o aumento do sedentarismo e, como consequência, diversas doenças que o acompanham, entre elas a obesidade e os problemas cardiovasculares.

Por outro lado, quem consegue inserir a prática do exercício contínuo e moderado no dia a dia, experimenta inúmeras vantagens. Entre elas estão uma melhor qualidade do sono e mais disposição para realizar tarefas diárias, resultado de um estilo de vida mais saudável.

Neste artigo, você conhecerá os principais benefícios de praticar exercícios físicos e como inseri-los dentro da sua realidade para melhorar a saúde. Acompanhe a leitura! 

O que são exercícios físicos?

Os exercícios físicos são atividades planejadas para fazer os músculos funcionarem, gerando perda calórica. Assim, tudo aquilo que coloca o corpo em movimento é importante para trazer benefícios para o funcionamento do corpo e organismo humano.

Seja dança, futebol, arte marcial, corrida ou natação, a ação é proveitosa para a saúde do corpo. Por isso, as desculpas são poucas. São inúmeras as possibilidades para quem deseja praticar exercícios físicos. O importante é não ficar sem se movimentar.

Afinal, a prática regular de exercícios físicos reduz a chance de desenvolver doenças como diabetes, obesidade, problemas cardiovasculares, câncer, dentre outras enfermidades prejudiciais para a saúde. Além disso, a prática de exercícios físicos aumenta os níveis de energia no corpo, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida.

Quais as diferenças entre exercício e atividade física?

Exercício físico e atividade física não são a mesma coisa, mas ambos são benéficos para a saúde humana.

A diferença entre eles não é complexa. Para diferenciar, basta entender os elementos característicos do exercício físico, sendo eles: planejamento, repetição e estruturação. Além disso, nos exercícios físicos é indicado o acompanhamento de um educador físico durante o exercício.

 Por outro lado, a atividade física envolve qualquer atividade que leve o corpo a se movimentar contraindo os músculos para queimar mais calorias do que seriam queimadas se o corpo estivesse em repouso. Assim, tarefas domésticas, como subir escadas ou caminhar, são consideradas atividades físicas.

Benefícios de praticar exercícios físicos para a saúde

Quais os benefícios de praticar exercícios físicos?

Agora que você conhece mais sobre o conceito de exercícios físicos, chegou o momento de conhecer os benefícios dele para sua saúde.

 Fortalece o sistema imunológico

A prática recorrente de exercícios físicos é fundamental para fortalecer o seu sistema imunológico. Ao praticar exercícios físicos há um crescimento na produção de linfócitos no organismo.

Essas células de defesa aumentam a imunidade, contribuindo também para prevenir doenças crônicas, incluindo diabetes tipo 2, certos tipos de câncer, doenças cardiovasculares e metabólicas.

Evita a perda óssea

Os exercícios que envolvem carga, como levantamento de peso ou exercícios com resistência, fortalecem os músculos e melhoram a densidade óssea. Isso ajuda a prevenir a perda de massa muscular e a osteoporose, além de promover uma boa postura e equilíbrio.

Emagrece e ajuda a controlar o peso

A atividade física regular ajuda a queimar calorias e controlar o peso corporal. Combinado com uma alimentação saudável, os exercícios podem contribuir para a perda de gordura e para a manutenção de um peso saudável, proporcionando mais qualidade de vida a partir dos hábitos saudáveis.

Melhora a insônia

A prática regular de exercícios físicos combate também os problemas de insônia, uma vez que melhora a qualidade do sono, fator essencial para a recuperação física e mental, além de promover a saúde do sistema imunológico.

Melhora as funções cognitivas

A atividade física tem um impacto positivo no cérebro, melhorando a função cognitiva, a memória e a concentração. Estudos mostram que a prática regular de exercícios pode reduzir o risco de desenvolver doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer.

Diminuição nos riscos de doenças crônicas

A prática recorrente de exercícios físicos ajuda a diminuir os fatores para doenças crônicas. No caso da diabetes, por exemplo, é possível reduzir os níveis glicêmicos a partir da diminuição da gordura corporal. Os benefícios também se estendem para quadros de hipertensão arterial e problemas cardiovasculares.

Melhora na saúde mental

Doenças como ansiedade e depressão também podem ser combatidas a partir dos exercícios físicos. No caso da ansiedade, o estado de concentração durante a atividade física permite à pessoa sentir momentos de prazer e também de relaxamento.

Já para depressão, durante os exercícios físicos há liberação da endorfina, um neurotransmissor capaz de proporcionar a sensação de serenidade e bem-estar.

Qual a frequência ideal para a prática de exercícios físicos?

A frequência e a quantidade de exercícios físicos vai variar de acordo com a idade e necessidades de cada pessoa. Contudo, cerca de 30 minutos por dia para sentir os benefícios da prática regular de exercícios físicos.

Mas vale a pena ressaltar que você não deve ficar pensando seriamente em números assim. Caso a sua agenda seja apertada ou você esteja saindo de uma rotina sedentária, é possível encaixá-los na sua agenda e ir aumentando progressivamente.

Por onde começar a prática de exercícios físicos?

Agora que você conhece os principais benefícios de praticar exercícios físicos, chegou o momento de começar a se exercitar. Para isso, é importante ter alguns pontos em mente:

  • Consulte um médico: é importante verificar se você não possui nenhum problema de saúde que impeça a realização de determinados exercícios;
  • Escolha um exercício físico: é importante praticar alguma atividade que você goste. Aproveite a infinidade de opções e escolha alguma que faça sentido para sua realidade;
  • Tenha metas realistas e comece devagar: você não precisa iniciar correndo meia maratona. Vá aos poucos e também estabeleça metas realistas, o importante é ter constância e os resultados virão

Não esqueça a importância de estabelecer um espaço dentro da sua rotina para praticar os exercícios. Priorizar isto é essencial para garantir bem-estar e qualidade de vida com inúmeros benefícios para sua saúde.

Sobre o autor

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