Esporte e Atividades Físicas

Benefícios da natação para a saúde e a forma física

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Entenda quais os principais benefícios da natação, como começar a praticar e alguns cuidados que precisam ser levados em consideração

A sensação de calmaria provocada pela água e a possibilidade de trabalhar diversas partes do corpo são diferenciais trazidos pela prática da natação. Considerada uma atividade física de baixo impacto, a natação pode ser praticada por diferentes idades.

Além de ser considerada prazerosa, a natação também é uma atividade que traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Para os dias mais quentes, ainda é uma ótima oportunidade para se refrescar enquanto movimenta o corpo.

Por que escolher a natação como atividade física?

Ao combinar uma sequência de movimentos utilizando os membros superiores e inferiores, a natação possibilita que o corpo seja trabalhado como um todo em uma única atividade. Sendo assim, esse esporte melhora o condicionamento, a resistência, a flexibilidade e o fortalecimento muscular.

Um detalhe interessante sobre a natação é a sensação de relaxamento que ela provoca. Claro, esse efeito está relacionado ao fato do esporte ser praticado dentro da água. Ou seja, essa sensação de bem-estar acontece por uma combinação de fatores físicos e psicológicos causados pela água.

Um dos motivos para essa sensação de leveza é a imersão. Afinal, a água suporta o peso do corpo como se estivéssemos flutuando. Esse sentimento pode ser reconfortante e criar uma sensação de relaxamento e alívio do estresse.

Por isso, para quem tem uma rotina muito pesada, a natação pode ser uma ótima saída para relaxar.

Além disso, a água exerce uma pressão uniforme em todas as partes do corpo quando estamos imersos. Essa pressão hidrostática pode ajudar a reduzir o inchaço, melhorar a circulação e aliviar a tensão muscular.

Benefícios da natação para a saúde e a forma física

Quais os benefícios da natação para a saúde e o corpo?

Como vimos até aqui, a natação é um esporte que combina vários fatores. Juntos esses fatores trazem incontáveis benefícios para a saúde e forma física. Ou seja, o resultado é o bem-estar geral para quem pratica.

Entre os benefícios que podemos destacar sobre a natação, estão:

 

1.      Melhora a saúde cardiovascular

Nadar é uma excelente atividade aeróbica que eleva a frequência cardíaca. Isso fortalece o coração e os pulmões, aumentando a capacidade respiratória e a circulação sanguínea.

 

2.      Combate problemas respiratórios

A natação ajuda a amenizar os efeitos de alergias e doenças respiratórias — como asma e bronquite. Existem casos em que é possível diminuir consideravelmente as crises e ser curado por completo.

Isso acontece por causa de três fatores principais:

  • Propriedades da água: influenciam no processo de inspiração e respiração. Com isso, há um fortalecimento muscular que impulsiona a respiração;
  • Movimentos realizados: a movimentação de braços e pernas durante o natação amplia e fortalece a caixa toráxica. Sendo assim, o pulmão funciona melhor e a respiração também;
  • Umidade do ambiente: o ar quente e úmido combate a secura das vias nasais. Por isso, as crises asmáticas e doenças respiratórias são amenizadas.

 

3.      Diminui dores nas articulações e musculatura

A água suporta o peso do corpo, reduzindo o impacto nas articulações. Isso torna a natação uma opção segura para pessoas com lesões, dores nas articulações ou condições médicas que limitam a prática de atividades físicas de alto impacto.

A técnica da natação também exige que o corpo esteja bem alinhado na água. Isso pode ajudar a melhorar a postura e reduzir as dores associadas a posturas incorretas.

 

4.      Coordenação e equilíbrio

Sejamos sinceros: manter o corpo no alinhamento correto enquanto realizamos movimentos ritmados com os braços e as pernas não é uma tarefa fácil.

A natação não é apenas um esporte, mas também uma arte que exige a realização de várias tarefas ao mesmo tempo.

Por isso, esse esporte é uma ótima maneira de trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio geral.

 

5.      Ajuda a perder calorias

Nadar é uma atividade de alta perda calórica. Sendo assim, ela é muito eficiente na manutenção do peso corporal e diminuição dos níveis de gordura.

O melhor é que a natação é uma atividade prazerosa. Isso significa que você pode se manter saudável sem precisar fazer algo entediante.

 

Como começar a praticar natação?

Agora que você já conhece os benefícios da natação, chegou a hora de saber como começar a praticar esse esporte.

O primeiro passo que você precisa tomar é conhecer como está a sua saúde. Realize consultas e exames para garantir que você está apto para iniciar o esporte.

Depois dessa liberação é importante escolher um local adequado, com piscinas amplas e profissionais que façam o acompanhamento do seu processo. Lembre-se sempre de manter os equipamentos de segurança!

Se você é iniciante e não sabe nadar, é recomendável começar com aulas de natação ministradas por instrutores qualificados. Eles podem ensinar as técnicas corretas de natação e fornecer orientações personalizadas para melhorar sua habilidade.

E, claro, você não precisa ser o Michael Phelps logo de cara. Comece devagar e vá evoluindo aos poucos. À medida que se sentir mais confiante, comece a nadar em águas rasas e depois vá progredindo para áreas mais profundas.

Alguns cuidados que você deve tomar:

 

  • Respeite sempre os limites do seu corpo;
  • Mantenha-se hidratado;
  • Sempre realize aquecimentos antes das práticas;
  • Use protetor solar mesmo nos dias nublados;
  • Atente-se à segurança aquática.

 

Seguindo esses cuidados, você poderá desfrutar de uma experiência segura e prazerosa na natação. A natação é uma atividade física excelente, mas é importante praticá-la de forma responsável para evitar riscos e lesões.

Veja também: Os benefícios da prática de natação pós Covid-19

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Ansiedade Noturna: Psicólogo ensina estratégias para lidar com preocupações durante o sono

Descubra os sinais, origens e métodos para lidar com esse desafio

Leia mais

SBACV alerta para aumento expressivo de trombose venosa no Brasil e responde se há correlação com a vacinação de COVID-19

Sociedade reforça importância de campanhas de conscientização no país

Leia mais

Revolução silenciosa: 38% dos afastamentos nas empresas são por motivos relacionados à saúde mental

O aumento significativo é atribuído a vários fatores, incluindo o impacto contínuo da pandemia e mudanças rápidas no ambiente de trabalho

Leia mais