A sensação de calmaria provocada pela água e a possibilidade de trabalhar diversas partes do corpo são diferenciais trazidos pela prática da natação. Considerada uma atividade física de baixo impacto, a natação pode ser praticada por diferentes idades.
Além de ser considerada prazerosa, a natação também é uma atividade que traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Para os dias mais quentes, ainda é uma ótima oportunidade para se refrescar enquanto movimenta o corpo.
Por que escolher a natação como atividade física?
Ao combinar uma sequência de movimentos utilizando os membros superiores e inferiores, a natação possibilita que o corpo seja trabalhado como um todo em uma única atividade. Sendo assim, esse esporte melhora o condicionamento, a resistência, a flexibilidade e o fortalecimento muscular.
Um detalhe interessante sobre a natação é a sensação de relaxamento que ela provoca. Claro, esse efeito está relacionado ao fato do esporte ser praticado dentro da água. Ou seja, essa sensação de bem-estar acontece por uma combinação de fatores físicos e psicológicos causados pela água.
Um dos motivos para essa sensação de leveza é a imersão. Afinal, a água suporta o peso do corpo como se estivéssemos flutuando. Esse sentimento pode ser reconfortante e criar uma sensação de relaxamento e alívio do estresse.
Por isso, para quem tem uma rotina muito pesada, a natação pode ser uma ótima saída para relaxar.
Além disso, a água exerce uma pressão uniforme em todas as partes do corpo quando estamos imersos. Essa pressão hidrostática pode ajudar a reduzir o inchaço, melhorar a circulação e aliviar a tensão muscular.
Quais os benefícios da natação para a saúde e o corpo?
Como vimos até aqui, a natação é um esporte que combina vários fatores. Juntos esses fatores trazem incontáveis benefícios para a saúde e forma física. Ou seja, o resultado é o bem-estar geral para quem pratica.
Entre os benefícios que podemos destacar sobre a natação, estão:
1. Melhora a saúde cardiovascular
Nadar é uma excelente atividade aeróbica que eleva a frequência cardíaca. Isso fortalece o coração e os pulmões, aumentando a capacidade respiratória e a circulação sanguínea.
2. Combate problemas respiratórios
A natação ajuda a amenizar os efeitos de alergias e doenças respiratórias — como asma e bronquite. Existem casos em que é possível diminuir consideravelmente as crises e ser curado por completo.
Isso acontece por causa de três fatores principais:
- Propriedades da água: influenciam no processo de inspiração e respiração. Com isso, há um fortalecimento muscular que impulsiona a respiração;
- Movimentos realizados: a movimentação de braços e pernas durante o natação amplia e fortalece a caixa toráxica. Sendo assim, o pulmão funciona melhor e a respiração também;
- Umidade do ambiente: o ar quente e úmido combate a secura das vias nasais. Por isso, as crises asmáticas e doenças respiratórias são amenizadas.
3. Diminui dores nas articulações e musculatura
A água suporta o peso do corpo, reduzindo o impacto nas articulações. Isso torna a natação uma opção segura para pessoas com lesões, dores nas articulações ou condições médicas que limitam a prática de atividades físicas de alto impacto.
A técnica da natação também exige que o corpo esteja bem alinhado na água. Isso pode ajudar a melhorar a postura e reduzir as dores associadas a posturas incorretas.
4. Coordenação e equilíbrio
Sejamos sinceros: manter o corpo no alinhamento correto enquanto realizamos movimentos ritmados com os braços e as pernas não é uma tarefa fácil.
A natação não é apenas um esporte, mas também uma arte que exige a realização de várias tarefas ao mesmo tempo.
Por isso, esse esporte é uma ótima maneira de trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio geral.
5. Ajuda a perder calorias
Nadar é uma atividade de alta perda calórica. Sendo assim, ela é muito eficiente na manutenção do peso corporal e diminuição dos níveis de gordura.
O melhor é que a natação é uma atividade prazerosa. Isso significa que você pode se manter saudável sem precisar fazer algo entediante.
Como começar a praticar natação?
Agora que você já conhece os benefícios da natação, chegou a hora de saber como começar a praticar esse esporte.
O primeiro passo que você precisa tomar é conhecer como está a sua saúde. Realize consultas e exames para garantir que você está apto para iniciar o esporte.
Depois dessa liberação é importante escolher um local adequado, com piscinas amplas e profissionais que façam o acompanhamento do seu processo. Lembre-se sempre de manter os equipamentos de segurança!
Se você é iniciante e não sabe nadar, é recomendável começar com aulas de natação ministradas por instrutores qualificados. Eles podem ensinar as técnicas corretas de natação e fornecer orientações personalizadas para melhorar sua habilidade.
E, claro, você não precisa ser o Michael Phelps logo de cara. Comece devagar e vá evoluindo aos poucos. À medida que se sentir mais confiante, comece a nadar em águas rasas e depois vá progredindo para áreas mais profundas.
Alguns cuidados que você deve tomar:
- Respeite sempre os limites do seu corpo;
- Mantenha-se hidratado;
- Sempre realize aquecimentos antes das práticas;
- Use protetor solar mesmo nos dias nublados;
- Atente-se à segurança aquática.
Seguindo esses cuidados, você poderá desfrutar de uma experiência segura e prazerosa na natação. A natação é uma atividade física excelente, mas é importante praticá-la de forma responsável para evitar riscos e lesões.
Veja também: Os benefícios da prática de natação pós Covid-19
Veja também
Novembro Roxo: Brasil Registra Aproximadamente 300 Mil Nascimentos Prematuros Por Ano
Pediatra, Dra. Betina Costa, destaca a importância do acompanhamento médico e do apoio familiar para a recuperação e desenvolvimento saudável desses pequenos guerreiros.
Intimidade renovada: entenda os benefícios do rejuvenescimento íntimo feminino
Segundo a médica Vanessa Hildebrand, o aumento da procura por procedimentos estéticos na região íntima revela o desejo feminino por mais qualidade de vida.
Novembro Azul: Inca Estima 71 Mil Novos Casos De Câncer De Próstata Em 2024
Urologista, Dr. Octávio Campos, diz que chances de cura podem chegar a 90% com detecção precoce