Esporte e Atividades Físicas

7 estratégias para melhorar a resistência física

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Saiba as vantagens e como desenvolver resistência física.

Resistência Física: Sabe quando você precisa subir uma escada e se sente ofegante? Ou mesmo resolve iniciar a prática de exercícios físicos e na primeira atividade já sente que seu corpo não vai aguentar? Essas sensações são muito comuns principalmente para quem não tem uma rotina tão constante de atividades físicas.

 

Isso acontece porque falta algo essencial para desempenharmos bem todas as atividades que exigem esforço do nosso corpo, a resistência física. Afinal, sem ela não temos energia suficiente e acabamos nos sentindo mais cansados até nas simples atividades.

 

Para desenvolver essa resistência é preciso praticar exercícios com o objetivo de melhorar o condicionamento físico. Neste artigo, separamos 7 estratégias que vão ajudar você a melhorar sua resistência física e ter resultados mais eficazes na sua rotina de treinos.

 

Acompanhe a leitura!

7 estratégias para melhorar a resistência física

O que é a resistência física?

A resistência física é a capacidade que nosso corpo tem para realizar atividades de esforço sem se cansar excessivamente. Mas preste atenção: resistência física e força não são a mesma coisa!

 

Como assim? A maneira mais simples de explicar é que a força física está ligada aos músculos — como a capacidade de levantar grandes cargas — já a resistência física é a capacidade de levantar esses pesos de maneira contínua e prolongada sem se sentir rapidamente exausto.

 

Ou seja, a união entre resistência e força física é o combo perfeito para quem deseja manter uma rotina de treino regular e com melhores resultados.

 

Independente de qual atividade esportiva você escolher, ter resistência física para realizá-la é um grande diferencial.

 

Quais as vantagens da resistência física?

A resistência física traz inúmeras vantagens para a saúde e bem-estar em geral. Ela não se restringe apenas em ter um melhor rendimento durante as atividades físicas, mas também durante tarefas comuns do dia-a-dia.

 

Entre as vantagens da resistência física podemos destacar:

 

  • Melhora da saúde cardiovascular;
  • Aumento da capacidade pulmonar;
  • Aumento da energia e disposição;
  • Melhora da função muscular;
  • Redução do risco de doenças crônica;
  • Melhor qualidade do sono.

 

Como desenvolver resistência física?

A resistência pode ser desenvolvida a partir de treinamentos adequados e personalizados de acordo com o perfil de cada pessoa. Para isso, ela envolve o aumento gradual da intensidade e duração dos exercícios.

 

Dessa forma, quem busca melhorar a resistência deve incorporar atividades que visem fortalecer o sistema cardiovascular, melhorar a força muscular e aumentar a capacidade respiratória.

 

7 estratégias para melhorar sua resistência física

Agora que você já conhece mais sobre a resistência física e suas principais vantagens, chegou a hora de aprender 7 estratégias que vão ajudar você nessa busca pelo melhor condicionamento físico. Confira:

 

1.      Faça exercícios regularmente

Algumas pessoas desistem de fazer exercícios físicos logo no início por se sentirem muito cansadas ou doloridas. Contudo, esse é o caminho inverso ao que precisa ser feito para adquirir resistência física.

 

Manter a regularidade na prática de atividades físicas é fundamental para desenvolver o corpo, possibilitando ganho de condicionamento e força física. Quanto mais tempo de treino, mais será possível notar as mudanças na sua saúde.

 

2.      Adote treinos de HIIT

Os treinos intervalados de alta intensidade, ou HIIT, são ótimos para melhorar a resistência física. Ao trabalhar com picos mais intensos entre momentos mais calmos, o HIIT ajuda a desenvolver a condição cardiovascular e trabalha a força.

Veja também: HIIT: Você sabe o que é?

A vantagem do HIIT é que você pode fazê-lo no mesmo dia em que for treinar musculação, intercalando as duas práticas.

 

3.      Combine exercícios aeróbicos e anaeróbicos

O condicionamento físico abrange diferentes aspectos, então é importante incluir tanto exercícios aeróbicos — corrida, natação, ciclismo — quanto exercícios anaeróbicos — musculação, exercícios de resistência — em sua rotina.

 

Ao praticar exercícios aeróbicos e anaeróbicos você trabalha o corpo como um todo, possibilitando que as metas alcançadas sejam mais benéficas para sua saúde.

 

4.      Pratique exercícios diversos

Trabalhar grupos musculares diferentes através de exercícios como agachamentos, flexões, levantamento de peso e outros exercícios com pesos irá fortalecer os músculos e aumentar a resistência.

 

Esse processo é muito importante na busca por resistência física porque o treinamento de força é fundamental para melhorar o condicionamento físico geral.

 

5.      Mantenha-se hidratado

A hidratação jamais deve ser menosprezada quando falamos de saúde. Por isso, para ter um melhor condicionamento físico também é necessário manter-se hidratado.

 

Dessa forma, esteja atento se a quantidade de água ingerida ao longo do dia é suficiente para suprir as necessidades do seu corpo. Não esqueça também de ter o cuidado em consumir água nas sessões de treino, mantendo-se hidratado antes, durante e após os treinos.

 

6.      Cuide da alimentação

Assim como ingerir a quantidade correta de água é importante, ter uma alimentação balanceada também impacta no desenvolvimento da resistência física. Afinal, uma dieta equilibrada fornece os nutrientes necessários para sustentar a atividade física e a recuperação muscular.

 

Priorize um plano alimentar feito exclusivamente para você, de forma atender sua realidade e ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

 

7.      Descanse

O descanso assume um papel essencial quando falamos sobre resistência física, principalmente no quesito musculação. Estabeleça momentos para os músculos se recuperarem antes de uma nova sessão de exercícios. Durante esse processo tanto a musculatura será desenvolvida como a resistência física aumentará.

 

Dentro desse descanso priorize também o sono, pois ele tem um papel restaurador muito importante na manutenção da saúde e bem-estar.

 

Lembre-se de que é sempre recomendado consultar um profissional de saúde — como médicos, nutricionistas, etc — ou um educador físico antes de iniciar um novo programa de exercícios. Com esse acompanhamento adequado eles vão poder verificar sua condição de saúde e criar um plano personalizado de acordo com suas necessidades e objetivos.

 

Acima de tudo, priorize sempre a saúde e a qualidade de vida. Por isso, aprenda a respeitar os limites do seu corpo e comemorar o progresso de suas conquistas!

Veja também: 7 Exercícios para definir o abdômen – Barriga Chapada

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Importância de cuidar da saúde e evitar doenças

Especialista explica a importância de cuidar da saúde e evitar doenças e falta de qualidade de vida

Leia mais

Lipedema: No mês de conscientização a SBACV reforça o cuidado vascular da mulher

Condição que acomete 10% da população feminina acende alerta sobre importância da informação e consultas com especialistas adequados

Leia mais

Riscos da divulgação de “antes e depois” de procedimentos estéticos

Cirurgião plástico Josué Montedonio adverte sobre riscos da divulgação de "antes e depois" de procedimentos estéticos

Leia mais