A luta contra a balança é uma realidade para muitas pessoas. O efeito sanfona — quando perdemos e ganhamos peso constantemente — acaba sendo um fator que torna o processo ainda mais desmotivante. Afinal, parece que nunca conseguimos manter os resultados e é ai que entra o emagrecimento sustentável.
Em busca de solução, é comum que algumas pessoas encarem dietas duvidosas ou queiram fazer todas as atividades físicas de uma única vez. Mas é preciso saber que isso é pouco sustentável no longo prazo.
A grande dúvida é: será que é possível emagrecer de forma saudável e sustentável? Com certeza, sim! Nesse artigo, explicamos estratégias e dicas para que você não apenas alcance seus objetivos de peso, mas também consiga mantê-los. Acompanhe a leitura!
O que é o emagrecimento saudável?
O emagrecimento saudável consiste na redução da massa corporal de maneira equilibrada e segura. Ele é possível por meio da adoção de hábitos saudáveis — como boa alimentação e prática de exercícios físicos — que resultam na melhora da qualidade de vida e bem estar a longo prazo.
Sendo assim, a perda de peso ligada a dietas perigosas ou mesmo distúrbios alimentares não pode ser considerada como um processo saudável, visto que põe em risco a saúde da pessoa. Nesses casos, as consequências podem ser prejudiciais para o corpo e a mente.
Também é preciso ter atenção ao emagrecimento involuntário. Ou seja, quando alguém está perdendo peso sem esforço ou de maneira muito desproporcional. Situações como essas podem indicar uma desnutrição ou doenças que exigem acompanhamento profissional.
Para avaliar se o emagrecimento está sendo positivo, observe como o corpo está reagindo aos alimentos ingeridos e a prática esportiva. Esses dois elementos precisam caminhar juntos para que a perda de peso seja sustentável e traga benefícios, entre eles:
- Melhora da saúde física;
- Aceleramento do metabolismo;
- Prevenção de doenças;
- Aumento na qualidade de vida;
- Bem-estar emocional.
5 passos para o emagrecimento sustentável
Antes de mais nada é importante entender que o emagrecimento saudável não acontece como mágica. É preciso combinar uma série de fatores para que os objetivos sejam alcançados e, principalmente, mantidos.
Para guiar esse processo, listamos 5 passos indispensáveis para perder massa corporal com saúde. Confira!
Passo 1: entenda suas metas
Antes mesmo de iniciar um processo de emagrecimento saudável, você precisa identificar qual o seu objetivo. Ainda que a parte estética seja uma motivação, não é indicado que ela seja a única meta. Afinal, a desistência acaba sendo mais fácil se logo no primeiro mês você não perder o que gostaria.
Quando estabelecemos metas relacionadas a qualidade de vida é possível manter a constância mesmo nos dias em que não estamos tão motivados. Então, você deseja emagrecer porque quer ter mais disposição? Envelhecer com mais saúde? Aproveitar mais os filhos ou netos?
Passo 2: mude seu estilo de vida
As dietas são ótimas estratégias para alcançar objetivos, mas não são suficientes para manter os resultados. Por isso, mais do que restringir determinados alimentos durante um período de tempo, é fundamental adotar um novo estilo de vida.
A mudança de hábitos — priorizando uma alimentação equilibrada aliada com a prática de exercícios físicos — proporciona não somente o emagrecimento, mas o bem estar como um todo.
Além disso, quando você faz escolhas melhores sem se preocupar apenas em perder peso, é mais provável que você consiga manter um corpo saudável sem encarar como um sacrifício.
Passo 3: Fuja de dietas malucas
Já ouviu falar sobre dietas baseadas apenas no consumo de ovo ou papinhas próprias para bebês? Pois é, eles existem. Temos inúmeros exemplos de dietas malucas que prometem resultados extraordinários. Se você já ouviu falar sobre elas ou mesmo pensou em fazer: fuja disso.
Pode até ser que elas ajudem a perder peso rapidamente, mas esse é um tipo de emagrecimento que não é sustentável. Afinal, ninguém é capaz de ficar tanto tempo sem comer todos os nutrientes necessários. Além disso, ainda aumenta a probabilidade de você ingerir maiores quantidades de alimentos depois.
Ou seja, eventualmente você pode recuperar todo o peso perdido e até mais! Além disso, ainda existem sérios riscos à saúde quando não nos alimentamos bem.
Passo 4: Tenha uma alimentação equilibrada
No lugar das dietas malucas, priorize uma alimentação equilibrada. Com a ajuda de um profissional, monte um plano alimentar de acordo com as necessidades e que seja possível de aplicar na sua rotina.
Para emagrecer você não precisa passar fome ou deixar de comer tudo o que gosta. Pelo contrário, com uma alimentação equilibrada é possível perder calorias, manter o corpo saudável e ainda sustentar os resultados, pois você vai adquirir uma nova rotina alimentar.
Esse plano personalizado vai conter todos os nutrientes que seu corpo precisa, como:
- Carboidratos complexos;
- Proteínas;
- Frutas, vegetais e legumes;
- Gorduras boas.
Passo 5: Controle o estresse
Péssimos hábitos alimentares muitas vezes estão ligados ao estresse. Quando nos sentimos sobrecarregados temos a tendência de buscar refúgio na comida. Para isso, ingerimos alimentos que nos dão a sensação de prazer momentâneo, mas não fazem bem ao longo prazo.
Sendo assim, para ter um processo de emagrecimento sustentável você deve se desprender dessa ideia de “comer para compensar o estresse”. Afinal, sabemos que as rotinas são cansativas. Qual vai ser o resultado se sempre que estiver estressado você comer alguma “besteira”?
Além de controlar os níveis de estresse — que não fazem bem para o organismo — também procure outras formas de aliviá-lo sem precisar de comida. Saia para caminhar, converse com um amigo ou tome um banho relaxante, por exemplo.
Então, está pronto para emagrecer de maneira sustentável? Lembre-se, mais do que os quilos perdidos, priorize a sua saúde. Tenha paciência e não desanime se o processo for longo. Pelo contrário, aprenda a reconhecer o progresso em cada etapa.
Como falamos, o emagrecimento sustentável é sobre mudança de vida. Adote hábitos mais saudáveis no lugar de procurar soluções rápidas que não terão duração. Você ficará motivado ao ver a mudança na sua saúde!
Veja também: Emagrecer dançando: é possível?
Veja também
Novembro Roxo: Brasil Registra Aproximadamente 300 Mil Nascimentos Prematuros Por Ano
Pediatra, Dra. Betina Costa, destaca a importância do acompanhamento médico e do apoio familiar para a recuperação e desenvolvimento saudável desses pequenos guerreiros.
Intimidade renovada: entenda os benefícios do rejuvenescimento íntimo feminino
Segundo a médica Vanessa Hildebrand, o aumento da procura por procedimentos estéticos na região íntima revela o desejo feminino por mais qualidade de vida.
Novembro Azul: Inca Estima 71 Mil Novos Casos De Câncer De Próstata Em 2024
Urologista, Dr. Octávio Campos, diz que chances de cura podem chegar a 90% com detecção precoce