Ortopedia

Dor no joelho? Pode ser tendinite da pata de ganso. Saiba mais sobre essa inflamação.

Escrito por:Dr. Pedro Baches Jorge | 3 minutos de leitura

Uma das reclamações ortopédicas mais comuns são as dores nos joelhos, que podem ser geradas por uma grande variedade de patologias.

Uma dessas é a tendinite anserina, conhecida como tendinite da pata de ganso. Apesar de ser uma condição clínica comum, muitos desconhecem a doença.

A tendinite da pata de ganso é uma inflamação dos tendões sartório, grácil e semitendinoso, responsáveis pela flexão do joelho, que juntos criam uma forma parecida com a membrana natatória do ganso. Ainda, têm uma influência secundária na rotação interna da tíbia, prevenindo o joelho contra a rotação. Esses tendões ficam próximos da bursa anserina, uma bolsa cheia de líquido que diminui o impacto dos ossos. Quando essa bolsa também inflama, gera a bursite anserina, uma condição parecida com a tendinite, podendo ser diagnosticada dessa forma.

Revista Brasileira de Reumatologia 2010;50(3):313-27

Sendo mais comum a ocorrência em mulheres, as principais causas da tendinite anserina são:

  • Sobrepeso
  • Diabetes
  • Desequilíbrio muscular
  • Pé chato
  • Deformidades do joelho
  • Osteoartroses
  • Traumatismos
  • Atividades físicas em excesso que exijam muito do joelho

Para reconhecer a condição, alguns dos sintomas mais comuns são dores ao subir e descer escadas ou ao se sentar, inchaço no joelho e incômodo ao apalpar a região. A tendinite pode ser tratada em médio a longo prazo, com a correção das condições que causaram a inflamação, como perdendo peso, diminuindo a frequência da prática das atividades físicas ou com uma cirurgia para correção de alguma das condições que causaram a tendinite. Ainda, é possível fazer o tratamento com:

  • Aplicação de gelo na região
  • Uso de anti-inflamatórios
  • Fisioterapia
  • Aplicação de corticoides

Agora que você já conhece sobre a condição, consulte seu ortopedista caso esteja sentindo algum dos sintomas, para obter o diagnóstico correto e o melhor tratamento.

Sobre o autor

Médico Ortopedista, especializado em Joelho e Medicina do Esporte. Fundador do Núcleo de Medicina do Esporte do Hospital Sírio Libanês e Membro do Grupo de Trauma Esportivo da Santa Casa de São Paulo. Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE) e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ) Clínica SO.U – Unidade Bela Vista R. Barata Ribeiro, 398 - 3º andar - Bela Vista, São Paulo - SP, 01308-000 Tel.: +55 (11) 3258-1706 http://www.clinicasou.com.br

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Artroscopia de Quadril: entenda o que a técnica cirúrgica pode tratar

Neste artigo, o Dr. Leandro Ejnisman, especialista em ortopedia e traumatologia, esclarece as principais dúvidas a respeito desse método inovador

Leia mais

Os benefícios da prática de natação pós Covid-19

A Dra. Giovanna Sperandio discorre a respeito desse assunto

Leia mais

Maio Amarelo: prevenção é a palavra-chave

Os médicos ortopedistas Dr. Pedro Baches Jorge e Dr. Bruno Takasaki Lee falam a respeito da prevenção de lesões causadas por má-postura ao volante

Leia mais