Movimento

Adeus, má postura

Escrito por:Prof. Dr. Matheus Almeida | 3 minutos de leitura

Exercícios para realinhar a coluna

Exercícios para realinhar a coluna

A ausência de alinhamento na coluna pode piorar caso não tratada apropriadamente. A boa notícia é que, se diagnosticada em seus estágios iniciais, na maioria dos casos ela pode ser corrigida por meio de tratamento conservador, e com exercícios fáceis, que podem ser realizados em casa.

O desalinhamento da coluna é um processo de longo prazo, corrigi-lo significa, mesmo que por meio de exercícios, tratamentos igualmente de longo prazo. Desde que avaliados conjuntamente com o médico e o fisioterapeuta antes de serem colocados em prática, os exercícios são realmente eficazes.

A coluna pode ser treinada para reencontrar o alinhamento. Alguns exercícios ajudam a posicionar os ombros e a coluna à posição correta e aliviar a sobrecarga causada pela má postura. Eles devem ser praticados de 20 a 30 minutos por dia, ou pelo menos três vezes por semana.

Movimente-se!

Exercício 1:

Em pé, junte as mãos atrás do corpo, como se estivesse dando um aperto de mãos em si mesmo. Em seguida e suavemente puxe os ombros para trás sem mover o pescoço até sentir a expansão dos músculos do peito. Esse exercício deve ser realizado por 30 segundos e repetido 5 vezes.

Exercício 2:

Para alongar ombros e o peitoral e manter a postura firme. Em pé, em frente a uma porta, estique os braços acima da cabeça o máximo que puder e tente alcançar o batente superior da porta, com as pontas dos dedos das mãos. Esse exercício deve ser realizado por 30 segundos e repetido por 5 vezes.

Exercício 3:

Sentado, tente unir as escápulas – os ossos das costas que ficam atrás dos ombros –, como se estivesse tentando segurar uma bola de tênis entre elas e mova os ombros para baixo. Esse exercício pode ser feito por 10 segundos e repetido 10 vezes diariamente.

Exercício 4:

Alongamentos ajudam bastante. O ideal é fazê-los pela manhã, depois de acordar, ou à noite, antes de dormir. Deitado, mantenha as costas na cama e os pés no chão, em seguida, traga os joelhos na direção do peito com as mãos. Faça esse alongamento durante 10 minutos.

Nessa posição, as costas e o ombro são alongados ao mesmo tempo. O ideal é fazê-lo pela manhã, ao acordar, ou à noite, antes de dormir. Deitado, mantenha as costas na cama e os pés no chão e abra os braços, com as palmas das mãos para cima. Em seguida, flexione os joelhos para cima. Faça esse alongamento durante 10 minutos.

Exercício 5:

Pequenas caminhadas rápidas durante o dia – no intervalo para o almoço no trabalho, ao chegar em casa à noite – ajudam no combate ao desalinhamento de coluna. Ande no ritmo possível, para manter uma boa postura.

Exercício 6:

Bolas de estabilidade ajudam a realinhar a postura no dia a dia: Sente na bola e apoie os pés no chão com firmeza e faça movimentos dos membros superiores, para a frente e para trás, mantendo a coluna ereta. Faça esse exercício por 10 minutos.

Sobre o autor

Doutor pelo Programa de Saúde Baseada em Evidência Universidade Federal de São Paulo, (UNIFESP). Mestre pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia, Universidade Cidade de São Paulo, (UNICID). Especialista em Fisioterapia do Aparelho Locomotor do Esporte Universidade Federal de São Paulo,(UNIFESP). Graduação em Fisioterapia Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Coordenador e Sócio da SO.U FISIOTERAPIA Clínica Sou – Unidade Bela Vista R. Barata Ribeiro, 398 - 3º andar - Bela Vista, São Paulo - SP, 01308-000 Tel.: +55 (11) 3258-1706 http://www.clinicasou.com.br

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