Hoje (15), é o Dia Mundial do Sono, hábito que, por muitas vezes, é colocado em segundo plano diante da correria do dia a dia. A especialista em beleza e saúde da pele, Fernanda Nichelle, explica os efeitos da falta de uma noite de descanso de qualidade:
“A falta de sono pode acarretar no aumento do envelhecimento da pele do paciente, devido ao hormônio do estresse, o cortisol, que se encontra em maior quantidade quando não dormimos.”
A falta de sono é extremamente prejudicial ao organismo, pois é ele que controla o equilíbrio do corpo. O psicólogo Alexander Bez, especialista em saúde mental, afirma que o sono possui papéis muito importantes, como a regulação do humor e da saúde mental.
Veja também: Truques para cair no sono em 10, 60 ou 120 segundos
“Noites mal dormidas enfraquecem nosso corpo, favorecendo o surgimento de doenças e mal estar, além do aumento do estresse e ansiedade. Quando estamos com essa privação de sono, não existe energia para realizar qualquer atividade.”, explica Bez.
Para muitas pessoas pode ser difícil manter uma rotina noturna que ajude na qualidade do próprio sono. Confira dicas do especialista de como fazer isso:
-
- Procure um tratamento psicológico para entender o que pode estar afetando o seu sono;
- Pratique a higiene do sono;
- Defina um horário para desligar equipamentos eletrônicos e interromper o contato com as telas. Procure manter esse horário todos os dias, criando uma rotina noturna;
- Pratique atividades físicas e se alimente bem durante o dia, preferindo por alimentos leves perto da hora de dormir;
- Crie um ambiente propício para o relaxamento, em que você se sinta em paz para adormecer;
- Se possível, restrinja o máximo de barulho possível e invista em colchões e travesseiros adequados.
Veja também
Novembro Roxo: Brasil Registra Aproximadamente 300 Mil Nascimentos Prematuros Por Ano
Pediatra, Dra. Betina Costa, destaca a importância do acompanhamento médico e do apoio familiar para a recuperação e desenvolvimento saudável desses pequenos guerreiros.
Intimidade renovada: entenda os benefícios do rejuvenescimento íntimo feminino
Segundo a médica Vanessa Hildebrand, o aumento da procura por procedimentos estéticos na região íntima revela o desejo feminino por mais qualidade de vida.
Novembro Azul: Inca Estima 71 Mil Novos Casos De Câncer De Próstata Em 2024
Urologista, Dr. Octávio Campos, diz que chances de cura podem chegar a 90% com detecção precoce