A Osteoartrite (OA) nos joelhos é causada pelo desgaste das articulações ao longo do tempo. Se por um lado ainda não há cura definitiva, existem opções de tratamento a fim de aliviar os sintomas, adiando a cirurgia.
Mudanças de estilo de vida podem realmente funcionar. Uma combinação que envolve perda de peso, dieta saudável, exercícios e terapia ocupacional pode realmente auxiliar nesse sentido.
Perda de peso:
Atingir um peso ideal é fundamental no gerenciamento da OA, já que os casos de excesso de peso impactam nas articulações. Como exemplo, um quilo (1 Kg) de peso corporal pode resultar em três a seis quilos (3kg a 6 Kg) de pressão sobre os joelhos.
Alimentação saudável:
Pesquisas científicas publicadas na Arthritis and Rheumatology atestam que dietas ricas em vitamina D, presente em vários alimentos (sardinha, atum, ovos, queijo, entre outros) auxiliam a saúde das articulações, melhorando os sintomas das inflamações.
Exercícios físicos:
Exercitar-se regularmente melhora a dor e a rigidez e até impede a progressão dos danos nas articulações ao promover uma melhora na força muscular ao redor dos joelhos além, claro, de também impactar na perda de peso. Isso pode incluir exercícios de fortalecimento para os músculos e exercícios de alongamento e amplitude de movimento para rigidez. A atividade aeróbica é recomendada para quem precisa perder peso.
Terapias ocupacionais:
Minimizam os sintomas já existentes da OA e retardam o aparecimento de novos sintomas, reduzindo eventuais incapacidades e aumentando a funcionalidade do paciente nas atividades diárias.
Veja também
Novembro Roxo: Brasil Registra Aproximadamente 300 Mil Nascimentos Prematuros Por Ano
Pediatra, Dra. Betina Costa, destaca a importância do acompanhamento médico e do apoio familiar para a recuperação e desenvolvimento saudável desses pequenos guerreiros.
Intimidade renovada: entenda os benefícios do rejuvenescimento íntimo feminino
Segundo a médica Vanessa Hildebrand, o aumento da procura por procedimentos estéticos na região íntima revela o desejo feminino por mais qualidade de vida.
Novembro Azul: Inca Estima 71 Mil Novos Casos De Câncer De Próstata Em 2024
Urologista, Dr. Octávio Campos, diz que chances de cura podem chegar a 90% com detecção precoce