Saúde & Bem Estar

5 dicas para evitar dor de ouvido no avião

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Otorrino dá dicas de como evitar esse problema para não atrapalhar sua viagem.

Viagens de avião ou de carro em serra, podem causar incomodos e dor de ouvido que vão até a dores ou pressão na cabeça, nos dentes e até na face. O médico otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros, da capital paulista, explica que essa sensação ocorre em função da mudança brusca de pressão durante a decolagem e o pouso ou pela altura em que o carro se encontra. “Esse desconforto pode passar em alguns minutos após o fim da viagem, mas dependendo da duração do voo, isso pode aumentar”, avisa.

5 dicas para evitar dor de ouvido no avião

©Dobrila Vignjevic de Getty Images Signature via Canva.com

Por isso, ele deixar cinco dicas valiosas para evitar o problema que pode atrapalhar as férias.

  1.  Manobra de Valsalva é um método que aumenta a pressão intratorácica para equalizar a pressão dos ouvidos e consiste em inspirar, manter a boca fechada e apertar as narinas com os dedos enquanto força a saída de ar pelo nariz, tomando o cuidado de controlar a força do ar para não piorar ainda mais a dor.
  2.  Mastigar chicletes ou alimentos, de preferência duros, como maçã ou cenoura, podem ajudar a equilibrar a pressão no ouvido e evitar a dor já que este movimento força os músculos do rosto a se movimentarem e a deglutição ajuda a diminuir a sensação de ouvido tampado.
  3. Provocar bocejo ajuda no movimento da face que ativa os ossos e músculos da face, liberando a tuba auditiva e favorecendo o equilíbrio da pressão.
  4. Fazer uma compressa quente no ouvido por cerca de dez minutos ajuda a aliviar muito a dor causada pela pressão.
  5. O uso de spray nasal desde que devidamente indicado pelo otorrinolaringologista ajuda na passagem do ar para o ouvido, assim, a pressão se reequilibra mais facilmente.

Veja também: Como fazer lavagem nasal e evitar doenças comuns do inverno

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Novembro Roxo: Brasil Registra Aproximadamente 300 Mil Nascimentos Prematuros Por Ano

Pediatra, Dra. Betina Costa, destaca a importância do acompanhamento médico e do apoio familiar para a recuperação e desenvolvimento saudável desses pequenos guerreiros.

Leia mais

Intimidade renovada: entenda os benefícios do rejuvenescimento íntimo feminino

Segundo a médica Vanessa Hildebrand, o aumento da procura por procedimentos estéticos na região íntima revela o desejo feminino por mais qualidade de vida.

Leia mais

Novembro Azul: Inca Estima 71 Mil Novos Casos De Câncer De Próstata Em 2024

Urologista, Dr. Octávio Campos, diz que chances de cura podem chegar a 90% com detecção precoce

Leia mais