Muito se fala nela, mas nem todo mundo sabe exatamente como funcionam suas aplicações. Surgida na China, estima-se, há mais de cinco mil anos, foi somente no século 20 que a acupuntura passou a ser incorporada como complemento terapêutico à medicina tradicional.
Com efeitos comprovados cientificamente por meio de extensas pesquisas no Ocidente, sua base recai na filosofia chinesa de que existe um fluxo de energia que alimenta todos os humanos, e que, em nossos corpos, circula por catorze canais principais, os meridianos. Quando por algum motivo esse fluxo energético é quebrado por má alimentação ou conflitos emocionais, entre outras causas, a doença se instala.
É quando entram em cena as pequenas agulhas que caracterizam a acupuntura. De acordo com a milenar medicina chinesa, sua introdução em pontos sob a pele produz a cura, liberando efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e outros processos, antidepressivos, inclusive.
O poder de cura da acupuntura vem dos seus efeitos no sistema nervoso. Isso pode ajudar no efeito analgésico de químicos chamados endorfinas ou ajuda as células do sistema imunológico a combater infecções, de acordo com a National Institute of Health, órgão de saúde americano.
Algumas de suas inúmeras aplicações:
- Efeitos analgésicos;
- Efeitos anti-inflamatórios;
- Artrite e Reumatismo;
- Relaxante muscular;
- Contraturas musculares e traumatismos;
- Aplicação ansiolítica: insônia, estresse, ansiedade, depressão em grau leve;
- Efeitos bronco-dilatadores;
- Problemas respiratórios como asma, rinite e bronquite;
- Anomalias circulatórias, efeitos vasodilatadores;
- Efeito cicatrizante;
- Acnes;
- Aumento da imunidade corpórea.
Medicina Tradicional
É importante destacar que a técnica não substitui os tratamentos convencionais, principalmente no caso de problemas mais graves. O ideal é que a aplicação da acupuntura funcione como um tratamento paralelo e complementar à medicina tradicional. É bom lembrar que o princípio da acupuntura não é agir sobre a doença como se fosse um medicamento, mas cuidar do paciente como um todo, harmonizando e equilibrando sua energia. A combinação da acupuntura com a medicina tradicional costuma trazer melhoras significativas para o paciente.
Curiosidades
- A palavra acupuntura é de origem latina e significa literalmente punção com agulhas.
- Foi reconhecida como especialidade médica no Brasil, na década de 1990.
- O tratamento é oferecido pelo SUS e coberto por alguns planos de saúde.
- Se você tem pavor de agulhas, a acupuntura pode ser usada na forma de laser, sementes, ventosas.
Referências: https://nccih.nih.gov/health/acupuncture
Veja também
Novembro Roxo: Brasil Registra Aproximadamente 300 Mil Nascimentos Prematuros Por Ano
Pediatra, Dra. Betina Costa, destaca a importância do acompanhamento médico e do apoio familiar para a recuperação e desenvolvimento saudável desses pequenos guerreiros.
Intimidade renovada: entenda os benefícios do rejuvenescimento íntimo feminino
Segundo a médica Vanessa Hildebrand, o aumento da procura por procedimentos estéticos na região íntima revela o desejo feminino por mais qualidade de vida.
Novembro Azul: Inca Estima 71 Mil Novos Casos De Câncer De Próstata Em 2024
Urologista, Dr. Octávio Campos, diz que chances de cura podem chegar a 90% com detecção precoce