Saúde & Bem Estar

Faz o que tu queres! A importância dos hobbies

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar | 5 min

Mais que uma distração, atividades de lazer proporcionam bem-estar

Quando é pensado na infância, cada um consegue lembrar de atividades das quais gostava, seja brincar, desenhar, dançar ou correr, entre tantas. Com o envelhecimento, estas práticas de lazer vão perdendo espaço com o crescimento contínuo de responsabilidades. Contas para pagar, relacionamentos, família, trabalho e vários outros temas acabam ocupando todo o tempo disponível. Com isso, fica mais difícil encontrar um espacinho na agenda para os hobbies, que se perdem neste turbilhão. Ainda, por vezes, dedicar um tempo para lazer, no meio de tantos afazeres importantes, vem carregado de culpa e o prazer é perdido.

Mas, será que realmente é justo considerar que os hobbies sejam perda de tempo? Para vários pesquisadores e especialistas, a inclusão do lazer no cotidiano, além de não ser uma perda de tempo, pode trazer vários benefícios. Escolher atividades prazerosas, sejam individuais ou em grupo, tem, como propósito, oferecer um momento de escape e são um investimento no bem-estar e na felicidade.

Pesquisa da Australian Psychological Society apontou que 4 entre 5 pessoas que passam tempo em hobbies sente uma melhora na administração do estresse. Além desse benefício, é possível listar vários outros, como melhora na autoestima, aumento da criatividade, desenvolvimento de novas habilidades, melhora no sono e é tido como um aliado na luta contra a depressão. Ainda, podem oferecer novas experiências, colaboram com a sua memória e podem contribuir com um físico mais saudável, para citar algumas das vantagens.

E, assim como os benefícios, a lista das possibilidades é infinita. A escolha por um hobby é individual e varia de acordo com o gosto de cada um. Pode ser ouvir música, aprender um novo instrumento, escrever, ler, costurar, bordar, cuidar do jardim, dançar, praticar atividades em grupo. O importante é separar este momento de lazer, para tirar o peso das responsabilidades e dedicar um tempo a si mesmo, fazendo o que gosta.

Faz o que tu queres! A importância dos hobbies

Porém, como é possível encontrar tempo, em meio a uma rotina tomada por tantas questões, para ter um momento de lazer? Seguem algumas dicas que podem ajudar:

  • Planeje: após identificar o hobby ideal para você, pense em quais momentos do dia você realmente tem livre. Seja realista com essa possibilidade e use o tempo encontrado para a atividade.
  • Fale sobre isso: ao contar para alguém sobre seu plano, você pode se sentir mais motivado a realizá-lo.
  • Destrua as barreiras: por vezes, os empecilhos para fazer alguma atividade são facilmente resolvidos. Por exemplo, se seu desejo é ler mais, busque deixar o livro em um local de fácil visualização e acesso, em vez de guardado.
  • Não faça do hobby uma obrigação: para que a atividade seja prazerosa, é preciso que ela seja tratada com leveza e realizada em um momento que a pessoa sinta vontade. Se pressionar a, por exemplo, ir caminhar após um dia estressante, pode aumentar a sua exaustão, em vez de proporcionar relaxamento e bem-estar.

 

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Novembro Roxo: Brasil Registra Aproximadamente 300 Mil Nascimentos Prematuros Por Ano

Pediatra, Dra. Betina Costa, destaca a importância do acompanhamento médico e do apoio familiar para a recuperação e desenvolvimento saudável desses pequenos guerreiros.

Leia mais

Intimidade renovada: entenda os benefícios do rejuvenescimento íntimo feminino

Segundo a médica Vanessa Hildebrand, o aumento da procura por procedimentos estéticos na região íntima revela o desejo feminino por mais qualidade de vida.

Leia mais

Novembro Azul: Inca Estima 71 Mil Novos Casos De Câncer De Próstata Em 2024

Urologista, Dr. Octávio Campos, diz que chances de cura podem chegar a 90% com detecção precoce

Leia mais