O tempo foi passando e ainda não vemos claramente o final dos dias de isolamento e de pandemia no Brasil, assim como no mundo. Acompanhar o noticiário junto de não poder sair livremente de casa para encontrar um círculo social de apoio, tem aumentado a dose de stress cotidiana. E, a cada dia, há a busca por formas de conseguir relaxar e tirar um tempo para não se afogar em ansiedade e depressão.
Separamos algumas dicas para que você possa, com segurança, aliviar a pressão desses tempos. Frisando que, se a carga estiver pesada demais, é sempre aconselhável que seja buscado por aconselhamento psicológico, para o tratamento adequado.
Veja também: Pensando em praticar Yoga? Veja algumas dicas para começar
1. Produza
Para evitar a sensação de que a vida parou, busque usar seu tempo para realizar coisas que tinha vontade, mas não conseguia antes. E não precisa ser perfeito, desde que consiga se manter ocupado. Pode ser montar um quebra-cabeça, assistir um bom filme, cozinhar, começar uma pequena horta em casa. Existem, ainda, boas opções de cursos online, para se atualizar ou aprender algo que sempre teve vontade, como tocar um instrumento. Uma boa dica de site para isso, é o Udemy, com aulas online de várias categorias e faixas de preço.
2. Medite
A meditação é uma forma de entrar em contato com você mesmo, interiorizar seus pensamentos e sentimentos. É uma boa técnica para que se esteja presente, no aqui e agora, sem preocupações com algo do passado ou com o que virá no futuro. Existem aplicativos hoje em dia que podem ajuda-lo neste processo, como Sattva (Android/ iOS), Insight Timer (Android/ iOS) e Medite.se (Android/ iOS).
Veja também: Mindfulness: cuidado com a mente
3. Mantenha-se ativo
Busque praticar atividades físicas, por mais que o tédio exista neste período, para garantir melhor qualidade de vida agora e no futuro. É possível, seguindo os protocolos corretos para evitar contaminação, como uso de máscara e álcool em gel, praticar atividades em espaços abertos, como parques, mantendo o isolamento social. Ainda, você pode treinar em casa, realizando exercícios simples e já conhecidos, para evitar uma lesão. Alguns canais do YouTube, como Queima Diária e do Sérgio Bertolucci, podem ser uma boa fonte de instruções.
4. Cuide-se
Insira na sua rotina práticas de autocuidado físico e mental. Além da meditação, é possível aproveitar esse tempo para fazer um tratamento de pele que estava desejando há algum tempo ou mudar pequenas coisas na alimentação. Ainda, se tiver disponibilidade, é possível buscar um local que cuide da mente, corpo e espírito, seguindo todos os protocolos de segurança. Um desses locais, é o Rituaali Clínica SPA, em Penedo. No local, a pessoa irá contar com uma equipe de profissionais altamente qualificados nas áreas médica, nutricional, física, fisioterápica e psicológica para avaliar e cuidar do hóspede durante toda a estadia. Além de uma infraestrutura completa e o conforto da hotelaria 5 estrelas.
Ainda, com base na Medicina do Estilo de Vida e na Medicina Comportamental, o Rituaali atua na prevenção e tratamento de doenças através dos seus programas: Controle do Estresse e Ansiedade; Sobrepeso e Emagrecimento e Bem-estar, além dos mais de 30 tratamentos e terapias naturais que se adequam aos objetivos e necessidades de cada hóspede.
Veja também: Você realmente sabe a importância das atividades físicas na rotina?
E, para você, qual é a melhor forma de diminuir o stress e ter mais momentos de tranquilidade para ajudar a lidar com este período?
Veja também
Novembro Roxo: Brasil Registra Aproximadamente 300 Mil Nascimentos Prematuros Por Ano
Pediatra, Dra. Betina Costa, destaca a importância do acompanhamento médico e do apoio familiar para a recuperação e desenvolvimento saudável desses pequenos guerreiros.
Intimidade renovada: entenda os benefícios do rejuvenescimento íntimo feminino
Segundo a médica Vanessa Hildebrand, o aumento da procura por procedimentos estéticos na região íntima revela o desejo feminino por mais qualidade de vida.
Novembro Azul: Inca Estima 71 Mil Novos Casos De Câncer De Próstata Em 2024
Urologista, Dr. Octávio Campos, diz que chances de cura podem chegar a 90% com detecção precoce