Saúde & Bem Estar

Salve sua coluna dormindo no colchão certo

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar | 3 minutos de leitura

O seu travesseiro e o seu colchão estão ajudando ou prejudicando suas noites de sono?

Muitos fatores contribuem para uma pessoa ter uma boa  noite de sono. E o colchão pode ser um deles. Se não for adequado, é capaz de fazer você acordar com dor nas costas e sentindo-se mal por não ter dormido direito. E quando se pensa que o ser humano passa 1/3 de sua vida dormindo, ter um bom colchão pode ajudar a mantê-lo saudável e fazer diferença na sua qualidade de vida. Mas o que pode ser feito para se ter uma noite de sono perfeita?

A escolha do colchão certo para evitar dor nas costas

“Provavelmente não existe um único tipo de colchão que seja perfeito para todos. No passado, alguns médicos recomendavam colchões duros, mas pesquisas e estudos mais recentes apontam que o melhor para a qualidade do sono e conforto e alinhamento da coluna vertebral são aqueles com firmeza mediana”, diz o médico Dr. Bruno Aprile, Ortopedista, especialista em coluna vertebral da Clínica SOU.

“Além disso, pense em como você dorme. Sua posição preferida durante o sono afeta a maneira como seu peso é distribuído pelo corpo, articulações e cama. Assim, escolher um colchão com a firmeza apropriada para o seu estilo de dormir pode ajudar a aliviar a dor “, recomenda o ortopedista.

Para a empresária Maria Luiza de Castro, 40, foram anos sem saber que as dores que sentia tinha como causa o colchão errado.

“Acordava várias vezes durante a noite, com dores nas costas, no pescoço. Demorei muito para perceber que o problema era o colchão errado, sofri muito até então”, conta.

Casos como o da Maria Luiza, são mais comuns do que se imagina. “As pessoas demoram para perceber que o problema que está causando noites mal dormidas, dores nas costas, pescoço, fadiga, pode estar no colchão errado ou na posição de dormir”, enfatiza o Dr. Bruno.

Existe um colchão ideal?

De acordo com o ortopedista, “o colchão ideal precisa estar de acordo com o tipo físico para acomodar o corpo e suportar o peso sem pressionar excessivamente nenhum ponto, precisa proporcionar conforto e apoio nas diferentes posições, um colchão duro causa pressão excessiva em certas partes do corpo e, ao contrário, se for muito macio, o corpo acaba “afundando”em posturas ruins ”, explica o médico.

Foi o que fez a executiva de vendas Patricia de Paula, 50, que seguiu as orientações de seu ortopedista e adquiriu um colchão de acordo com seu biotipo.

“Eu sentia muitas dores das costas, acordava cansada, como se não tivesse dormido. Sentia dores na nuca, na região do pescoço, mas agora com a mudança de colchão vivo outra realidade – a do bem-estar”.

E quanto ao travesseiro?

“O travesseiro precisa acomodar o pescoço e alinhar a coluna, encaixar e formar um ângulo de 90 graus entre o pescoço e o ombro. Uma das melhores posições para dormir é  de lado, com o pescoço bem apoiado e os joelhos semi-flexionados, com uma almofada entre eles. Esses são os itens importantes para uma noite de sono relaxante”, conclui o especialista.

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Artroscopia de Quadril: entenda o que a técnica cirúrgica pode tratar

Neste artigo, o Dr. Leandro Ejnisman, especialista em ortopedia e traumatologia, esclarece as principais dúvidas a respeito desse método inovador

Leia mais

Os benefícios da prática de natação pós Covid-19

A Dra. Giovanna Sperandio discorre a respeito desse assunto

Leia mais

Maio Amarelo: prevenção é a palavra-chave

Os médicos ortopedistas Dr. Pedro Baches Jorge e Dr. Bruno Takasaki Lee falam a respeito da prevenção de lesões causadas por má-postura ao volante

Leia mais