Saúde & Bem Estar

Estou grávida. Posso malhar? E o isolamento?

Escrito por:Dr. Marcello Rocco | 3 minutos de leitura

Atividade física na gestação é prejudicial ao bebê? Traz riscos para a futura mamãe e seu bem mais precioso? E na pandemia, como se cuidar?

A gravidez é considerada a condição onde uma mulher em idade fértil consegue gerar dentro de seu útero um novo ser humano, dando início a uma nova vida. Portanto sempre foi e será considerada símbolo da verdadeira forma de vida humana no planeta Terra. Sinônimo de Gestação, portanto da palavra gestar, procriar, criar, carregar consigo, sempre foi cercada de mitos e dúvidas, entre elas vamos falar um pouco hoje de atividade física para a mulher grávida.

Principalmente nessa época difícil para toda a sociedade, onde temos uma ameaça para a saúde, o novo coronavírus, a prática de atividade física se faz mais importante e necessária ainda, visto que as recomendações de distanciamento social estão perdurando e gestantes, consideradas grupos de risco pela baixa imunidade, deveriam até manter um isolamento social na medida do possível para cada realidade, diminuindo a sua mobilidade diariamente. Portanto, a caminhada e exercícios físicos leves como pilates, alongamentos, ioga e meditação são bastante recomendados para a gestante, além de serem fáceis de realizar e práticos mesmo em pequenos espaços. Com isso ela irá apresentar um risco diminuído para a trombose de veias profundas, principalmente nas pernas, condição grave e mais comum na gravidez.

Além disso, os efeitos benéficos da atividade física para qualquer ser humano já são há tempos amplamente comprovados, com o melhor controle da pressão arterial, níveis de açúcares e gordura no sangue mais baixos, trazendo melhores condições também para o bebê, que depende o tempo todo do sangue da grávida, que, através da placenta, alimenta o feto com oxigênio e nutrientes.

Concluindo, segue uma lista dos aspectos mais importantes que não devem ser deixados de lado ou esquecidos pela gestante, nem mesmo nessa crise do Covid-19.

Cuidados essenciais que não podem ser esquecidos:

  • Consultas pré-natal devem ser mensais, ou seja, mesmo com uma quarentena de 30 dias ou pouco mais, não esquecer de agendar com seu obstetra assim que possível, lembrando que o Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Medicina liberaram e organizaram a Telemedicina.
  • Alimentação saudável, com bastante água, sucos, frutas, vegetais e legumes bem lavados, carnes bem grelhadas, ovos.
  • Lavar as mãos com água e sabão, por pelo menos 40 segundos. Além disso, usar sempre que possível álcool gel em locais que não tiver acesso a pia e torneira.
  • Utilizar máscara de proteção facial sempre que sair de casa e evitar locais com aglomerações.
  • Atividade física regular, mesmo dentro de casa, que pode contar com auxílio de aplicativos e sites, como DownDog App, Yoga para iniciantes, Yoga pré-natal, Meditação com o App Headspace.

Dr. Marcello Rocco

Ginecologista e Obstetra

Especialista em Endometriose e Endoscopia Ginecológica

Formado Medicina Santa Casa de São Paulo 2004

Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia na Santa Casa São Paulo 2005-2009

Especialização em Endometriose e Videoendoscopia Ginecológica na Santa Casa São Paulo 2010

Título de Especialista pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) 2009

Site: www.drmarcellorocco.com.br

E-mail: contato@drmarcellorocco.com.br

Tel.: 38621815

Rua Apinajés, 1100 – conjunto 905 – Perdizes – São Paulo

Sobre o autor

Ginecologista e Obstetra Especialista em Endometriose e Endoscopia Ginecológica Formado Medicina Santa Casa de São Paulo 2004 Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia na Santa Casa São Paulo 2005-2009 Especialização em Endometriose e Videoendoscopia Ginecológica na Santa Casa São Paulo 2010 Título de Especialista pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) 2009 Site: www.drmarcellorocco.com.br E-mail: contato@drmarcellorocco.com.br Tel.: 38621815 Rua Apinajés, 1100 - conjunto 905 - Perdizes - São Paulo

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Maio Amarelo: prevenção é a palavra-chave

Os médicos ortopedistas Dr. Pedro Baches Jorge e Dr. Bruno Takasaki Lee falam a respeito da prevenção de lesões causadas por má-postura ao volante

Leia mais

Dia Mundial de Combate a Asma; entenda mais sobre a condição

O Dr. Marcelo Vivolo Aun comenta a respeito da data e da sua relevância para as pessoas que convivem com essa síndrome.

Leia mais

Você sabe o que é ombro de nadador?

Mesmo sendo um dos esportes de baixo impacto é preciso ter atenção.

Leia mais