Alongamento no trabalho
Não tem desculpa! Trabalhar o dia todo ou conviver com uma agenda cheia no dia a dia não é motivo para deixarmos de realizar, no próprio local de trabalho, exercícios simples e práticos de alongamento que a longo prazo nos manterão mais afastados dos consultórios médicos.
Aqui, uma sequência de dez deles, que pode ser executada em qualquer espaço, por mínimo que seja – independentemente da profissão do praticante.
Lembrando que uma rotina de exercícios de alongamento, por mais simples que seja, é comprovadamente um saudável antídoto contra o sedentarismo – este sim, inimigo da boa saúde.
Elevação de cotovelo
Sentado na cadeira, estenda o braço por trás da cabeça, tocando o ombro contrário, ao mesmo tempo empurrando suavemente o cotovelo na direção do outro braço – isso garante o alongamento do tríceps. Segurar 30 segundos, cada lado.
Empurrão de joelho
Sentado, costas devidamente apoiadas no encosto da cadeira e pés no chão, formando um ângulo do joelho de 90 graus, levante a perna e segure o joelho, puxando-o contra o peito, e segurando por 30 segundos cada lado – alonga os glúteos e previne a hiperlordose da coluna.
Pernas esticadas
Em pé, mantenha os joelhos esticados, tente agora alcançar os dedos do pé ou a ponta do seu calçado. Este exercício é muito bom, já que alonga a musculatura paravertebral, os músculos isquiotibais e ainda o tríceps da perna.
Braços opostos
Em pé, mantendo postura retilínea, levante o braço por cima da cabeça em direção ao lado oposto, inclinando seu corpo para o lado – você estará alongando a musculatura lateral do tronco, além do peitoral maior e tríceps.
Para os ombros
Levante seus ombros ao mesmo tempo, segure por alguns segundos, então os solte. Esse movimento relaxa os músculos do trapézio.
Giro do pescoço
Abaixe a cabeça e gire o pescoço da esquerda para a direita, e vice-versa, lentamente – permaneça assim por alguns segundos, enquanto a musculatura da região cervical é alongada.
Braços ao alto
Esse é um “clássico dos escritórios”: entrelace as duas mãos juntas e tente o seu melhor para tocar o céu. Alonga tudo: peitoral maior, grande dorsal, tríceps e músculos do antebraço.
Puxada de joelho
Cruze sua perna por cima da outra; a seguir, empurre seu joelho bem devagar e puxe gentilmente, empurre seu joelho para baixo relaxando seus glúteos. Enquanto você está empurrando, lembre-se de respirar bem devagar. Este exercício alonga um pouco os glúteos, músculos adutores de quadril e o músculo íliopsoas.
Pescoço para o lado
Outro “clássico de escritório”: com a mão, segure o lado oposto da cabeça, e empurre-a cuidadosamente, fazendo aproximar com o ombro; a seguir, repita a operação trocando de lado e com isso você alonga o músculo da escápula, os escalenos anterior e médio, bem como o músculo do pescoço.
Veja também
Artroscopia de Quadril: entenda o que a técnica cirúrgica pode tratar
Neste artigo, o Dr. Leandro Ejnisman, especialista em ortopedia e traumatologia, esclarece as principais dúvidas a respeito desse método inovador
Os benefícios da prática de natação pós Covid-19
A Dra. Giovanna Sperandio discorre a respeito desse assunto
Maio Amarelo: prevenção é a palavra-chave
Os médicos ortopedistas Dr. Pedro Baches Jorge e Dr. Bruno Takasaki Lee falam a respeito da prevenção de lesões causadas por má-postura ao volante
Dúvidas e Comentários